MNSRM-EF: INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS E PROTOCOLOS DE DISPENSA
MNSRM-EF
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) desenvolveu um novo recurso informativo para apoiar os farmacêuticos na dispensa de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica de Dispensa Exclusiva em Farmácia (MNSRM-EF).

O Regulamento dos MNSRM-EF foi atualizado pela Deliberação do Infarmed n.º 25/CD/2015. Embora não estejam sujeitos a prescrição médica obrigatória, estes medicamentos têm a sua dispensa condicionada à intervenção do farmacêutico, mediante a aplicação de Protocolos de Dispensa, que definem as condições a observar para a dispensa em farmácias.

Os Protocolos de Dispensa de MNSRM-EF são aprovados pelo Infarmed, publicados na sua página eletrónica e atualizados sempre que se justifique.

O recurso informativo MNSRM-EF: Indicações Terapêuticas e Protocolos de Dispensa desenvolvido pela OF visa simplificar a utilização dos Protocolos de Dispensa Exclusiva em Farmácia, organizando os diversos medicamentos classificados com o estatuto de MNSRM-EF de acordo com as suas indicações terapêuticas, de modo a facilitar a seleção do medicamento mais adequado para o utente e o melhor aconselhamento para um uso correto e seguro.

Os protocolos estão acessíveis clicando diretamente nos fármacos listados como MNSRM-EF.

Em complemento, incluem-se também conteúdos técnico-científicos produzidos pelo Centro de Informação do Medicamento da OF e Normas da Ordem dos Farmacêuticos relacionados com algumas das condições clínicas abrangidas pelos protocolos, ou precauções associadas ao uso dos medicamentos incluídos, possibilitando assim uma melhor intervenção e aconselhamento na utilização dos MNSRM-EF.

Aceda à Plataforma de Apoio à Intervenção Profissional da Ordem dos Farmacêuticos para aceder à documentação e formação sobre as Indicações Terapêuticas e Protocolos de Dispensa de MNSRM-EF.

PLATAFORMA DE APOIO À INTERVENÇÃO PROFISSIONAL

Anestesia Tópica