Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Autorização de Introdução no Mercado
Autorização de Introdução no Mercado

Os farmacêuticos que trabalham na área dos Assuntos Regulamentares conhecem os exigentes padrões de segurança que as autoridades impõem no domínio da Saúde e desempenham funções em todo o sistema de regulamentação dos medicamentos, integrando equipas de autoridades reguladoras, bem como comissões e comités a nível nacional e internacional1. 


Os farmacêuticos intervêm no processo de financiamento dos medicamentos, por parte do Estado, ao participar na detalhada avaliação farmacoterapêutica e farmacoeconómica, e ainda, ao avaliar de forma técnico-científica a inovação terapêutica e/ou a sua equivalência terapêutica para as indicações sob avaliação2. 

 

"As áreas de Assuntos Regulamentares, de Gestão para a Qualidade e Farmacovigilância são três pilares fundamentais para a colocação de um medicamento no mercado nacional de forma segura e promotoras de um uso racional.

Na consultoria farmacêutica é nos permitido acompanhar vários processos de autorização de introdução no mercado, onde o nosso papel é garantir uma correta e verdadeira transposição da informação do dossier do medicamento para os doentes, assegurando uma utilização segura, informada e de qualidade. Adicionalmente, no decorrer da vida do medicamento, quer seja nos seus processos de alteração, na sua promoção ao público ou a profissionais de saúde, quer no acompanhamento e deteção de efeitos indesejáveis ou de defeitos de qualidade, temos a responsabilidade perante a sociedade em fazer cumprir a legislação envolvente, determinante para um acesso seguro e correto do medicamento."

Ana Bugalho
Farmacêutica Consultora | Lisboa

 

 
Fontes

1Ordem dos FarmacêuticosDisponível aqui

2Infarmed. Disponível aqui