Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Dispensa e Monitorização
Dispensa e Monitorização
No momento da dispensa, o farmacêutico é o profissional responsável por avaliar se a medicação prescrita é a adequada ao doente em causa (revisão da terapêutica), partilhando todas as informações necessárias sobre a terapêutica com os doentes e/ou os seus cuidadores para que esta possa ser seguida de forma segura e eficaz1.

Um dos serviços realizados por farmacêuticos é a preparação individualizada da medicação (PIM), que permite prevenir erros de medicação, resultando em ganhos em saúde. Neste serviço, o farmacêutico organiza os comprimidos e/ou cápsulas de administração oral de acordo com o esquema posológico e dosagem prescrita para determinado doente. É indicado o dia e a hora em que cada medicamento deve ser administrado, fornecendo, também, as informações necessárias para fazê-lo corretamente2.

Os farmacêuticos intervêm ainda ativamente na dispensa de medicamentos hospitalares em contexto de proximidade, salvaguardando a qualidade dos medicamentos, a sua correta utilização e respetiva farmacovigilância.3 Um estudo português do presente ano indica que a transferência do local de dispensa destes medicamentos para a farmácia comunitária traduz-se num aumento da adesão à terapêutica e estima-se que os custos por utente reduzam mais de 95% num ano 4.

Atualmente, existem 11 países europeus* em que os farmacêuticos, de forma a promover o acesso e a continuidade terapêutica, especialmente em doentes crónicos, realizam a renovação da terapêutica crónica em farmácia comunitária, evitando assim deslocações até unidades de cuidados de saúde primários5.  

*Bulgária, Croácia, França, República Checa, Irlanda, Eslovénia, Espanha, Reino Unido, Suécia, Chipre e Estónia.  
 

" É um papel fundamental do farmacêutico estar atento a todas as questões do utente. É característico da nossa profissão a explicação detalhada de todos os passos, seja da toma de medicação oralmente, ao nível do horário e dos efeitos que podem ocorrer, que são por norma característicos da substância ativa para que, estejam então, alerta para algum deles, seja também do manuseamento dos inaladores, por exemplo, porque muitos são os utentes que têm o primeiro contacto com este tipo de dispositivos através do atendimento na farmácia. É assim fulcral o nosso papel enquanto profissionais na validação da prescrição, para que seja assegurada a maior qualidade, eficácia e segurança na medicação e por conseguinte a educação em saúde e promoção da qualidade de vida dos doentes! Para além deste aspeto, considero que é bastante relevante a monitorização do utente, sendo esta uma das melhores oportunidades que temos ao trabalhar em farmácia comunitária, pois a maioria dos utentes já são rostos nossos conhecidos e, por isso, conseguimos acompanhar a sua evolução na toma da medicação, se a mesma é efetiva e se estará a ser tomada da forma correta, prevenindo a exposição do doente aos problemas inerentes à sua utilização inadequada."

Mariana Fonseca
Farmacêutica Comunitária | Elvas
 

"Em farmácia hospitalar, existem vários pontos chave para garantir a segurança do doente e onde o farmacêutico tem um papel fundamental. A verificação e validação da prescrição médica interna, onde se garante que os medicamentos prescritos estão adequados ao doente, com dose e posologia corretas para a patologia e condição de saúde que este apresenta, a preparação de medicação para distribuição diária em dose unitária, a dispensa de medicamentos em regime de ambulatório, a preparação de medicamentos manipulados, a supervisão de todos os processos de preparação de fármacos, garantindo que são cumpridos todas as regras de segurança e qualidade, são as principais responsabilidades do farmacêutico hospitalar e onde este pode fazer a diferença na segurança dos doentes que se encontram internados ou doentes em regime de ambulatório. É por este papel tão direto na segurança do doente que o farmacêutico é um profissional de saúde fundamental nas equipas multidisciplinares de um hospital."

Carolina Pinhal
Farmacêutica Hospitalar | Vila Real
 
Fontes

1American Pharmacists Association (APA). Disponível em aqui

2Norma Geral Preparação Individualizada da Medicação (PIM). Disponível em aqui

3The role of pharmacist in pharmacovigilance system. Disponível aqui

4Murteira R., et al. (2022). Real-World Impact of Transferring the Dispensing of Hospital-Only Medicines to Community Pharmacies During the COVID-19 Pandemic. Elsevier. Disponível aqui

5Pharmacy Services in Europe: Evaluating Trends and Value