Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Farmacovigilância
Farmacovigilância
Uma das responsabilidades clínicas do farmacêutico é a deteção precoce e notificação de reações adversas aos medicamentos e outros problemas relacionados com o fármaco, bem como a monitorização da eficácia e segurança do mesmo. Para além de notificar as reações adversas aos medicamentos, dispensados tanto em contexto hospitalar como de farmácia comunitária, são também os farmacêuticos que recolhem e analisam estas mesmas notificações.  A informação que é recolhida através da notificação de reações adversas a medicamentos é crucial, uma vez que garante a monitorização contínua e eficaz da segurança dos medicamentos, permitindo implementar medidas que minimizam o risco da sua ocorrência1.
 

"Enquanto farmacêutica na área de farmacovigilância o meu principal foco é a segurança dos medicamentos e dos doentes que os consomem.

As atividades que realizo têm como objetivo contribuir para um melhor conhecimento sobre a segurança de medicamentos e produtos de saúde, nomeadamente sobre a sua utilização, reações adversas, riscos associados e uso em populações especiais e atuar de forma a minimizar o risco e dano associados à sua utilização. Faz parte do dia-a-dia de um profissional de farmacovigilância a pesquisa de literatura médico/científica, a recolha de relatos de consumidores e profissionais de saúde e a monitorização de informação publicada pelas Autoridades.

O benefício de um farmacêutico, com a sua formação de base, permite uma melhor a análise desta informação recolhida, que posteriormente resulta na implementação de medidas de minimização de risco, como materiais educacionais para os profissionais de saúde e consumidores, rotulagem com avisos e atualizações da informação de segurança dos folhetos informativos e resumos de características dos medicamentos."

Ana Isabel Santos
Farmacêutica Profissional de Farmacovigilânica | Coimbra
 

 
Fontes

1Lucic M., et al. (2018). The Role of a Pharmacist in Pharmacovigilance System. Hospital Pharmacology - International Multidisciplinary Journal. Disponível aqui