Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Até Sempre, Dr. Roque Lino

17 Novembro 2017
Até Sempre, Dr. Roque Lino
José Maria Roque Lino, o histórico consultor jurídico da Ordem dos Farmacêuticos (OF), faleceu ontem, em sua casa, na Lourinhã.

Tinha 79 anos e uma carreira de mais de 40 anos dedicada à OF e aos farmacêuticos, que o reconheceram como um dos seus, atribuindo-lhe, por unanimidade, em Assembleia Geral realizada em 2004, a mais alta distinção da instituição, a de membro honorário da OF.

Ao longo destes anos de colaboração com a OF, José Maria Roque Lino demonstrou sempre total disponibilidade, empenho e elevação na reflexão sobre os desafios da profissão, apoiando e emitindo inúmeros pareceres jurídicos que suportaram as decisões dos órgãos sociais da OF.

Dedicou também milhares de horas a consultas e apoio jurídico aos membros da OF, sendo uma das faces mais visíveis para os farmacêuticos portugueses em questões relacionadas com a regulamentação do setor e da atividade farmacêutica.

A sua relevante contribuição para a profissão reflete-se no processo de preparação, discussão e redação do Estatuto da OF, e das suas sucessivas alterações, a mais recente das quais em 2015, mas também na elaboração dos diversos regulamentos internos da OF.

Deixa, por isso, um importante legado jurídico na área farmacêutica e uma marca visível no enquadramento legal que hoje rege a profissão farmacêutica.

"Todos os farmacêuticos sentirão a sua falta. Os de ontem porque conviveram com ele. Os de hoje e amanhã porque saberão quem foi e o que fez pela profissão farmacêutica. Por isso jamais será esquecido”, disse a bastonária da OF, Ana Paula Martins.

José Maria Roque Lino foi também figura importante na construção da democracia portuguesa, enquanto membro fundador do Partido Socialista, que também já veio publicamente manifestar o pesar pela sua morte, colocando a bandeira do partido a meia haste nas suas sedes.

As suas colaborações e intervenções cívicas estendem-se a outras instituições e coletividades, com especial destaque para o clube do seu coração, o Sporting Clube de Portugal, onde assumiu funções nos órgãos sociais.

A Ordem dos Farmacêuticos manifesta o seu profundo pesar pelo desaparecimento de uma das mais importantes personalidades portuguesas, figura preponderante no desenvolvimento e prestígio da profissão farmacêutica, apresentando à Família as mais sentidas condolências.

O velório realiza-se hoje, a partir das 18:00 horas, na Igreja de Santa Maria, em Loures. O funeral está marcado para amanhã, dia 18 de novembro, pelas 10:00 horas, no mesmo local.