O dia de homenagem aos farmacêuticos

29 Setembro 2017
O dia de homenagem aos farmacêuticos
A Ordem dos Farmacêuticos assinalou o Dia do Farmacêutico 2017 com várias iniciativas que se prolongaram além do dia 26 de setembro e um pouco por todo o País. Na sessão solene comemorativa, realizada no novo edifício da Secção Regional do Norte, farmacêuticos de todas as gerações juntaram-se num convívio, homenagem e agradecimento a todos aqueles que diariamente valorizam e dignificam a profissão.

"Os farmacêuticos são uma classe renovada, educada, humilde, colaborativa, inclusiva, corajosa e muito trabalhadora”. As palavras são da bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, e foram proferidas durante a sua intervenção na sessão solene comemorativa do Dia do Farmacêutico, que este ano decorreu na cidade do Porto, no novo edifício da Secção Regional do Norte, e que ficou marcada pela atribuição da Medalha de Honra a Manuel Pimenta, entre outros momentos de elevada emoção e convívio.

Antes das homenagens, houve lugar aos discursos oficiais do presidente da SRN, da bastonária da OF e do secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, e à conferência do filósofo José Gil, intitulada "Poderes do Corpo”.

O membro do Governo realçou as boas relações institucionais com OF, "parceiro ativo, exigente e responsável, que muito tem facilitado o nosso trabalho e o desenvolvimento de medidas inovadoras”, disse Manuel Delgado.

O secretário de Estado referiu-se ao papel das Ordens profissionais, enquanto entidades com poderes delegados pelo Estado para "garantir as melhores práticas, segurança e confiança nos grupos profissionais”.

"A OF tem cumprido de forma escrupulosa e rigorosa o caderno de encargos atribuído pelo Estado”, revelou o governante, dando como exemplo a postura, "o sentido ético e responsabilidade”, com que se relacionou com a tutela durante o processo de negociação da Carreira Farmacêutica com as estruturas sindicais.

Clique para ler os discursos da bastonária e do presidente da SRN.