Plataforma de formação da Ordem dos Farmacêuticos
  • Como aceder à plataforma

Aceda à plataforma através do endereço plataforma.ordemfarmaceuticos.pt. Na página, deve introduzir as suas credenciais para entrar na plataforma onde poderá aceder aos materiais formativos.
  • Como proceder no primeiro acesso à plataforma

Deve aceder a plataforma.ordemfarmaceuticos.pt e clicar em recuperar senha. De seguida, deve introduzir o seu número de carteira profissional (CP)*.

No email que tem registado na Secretaria Online da Ordem dos Farmacêuticos**, irá receber uma mensagem com o assunto Pedido de reposição de senha. Siga a ligação enviada no email, defina a sua senha e clique em Guardar Alterações.

Posteriormente, para acesso à plataforma basta introduzir o número da sua carteira profissional juntamente com a senha que definiu.

*O número de CP deverá ter 5 dígitos. Se o seu é composto apenas 4 dígitos deve incluir um ‘0’ no início. Exemplo: Uma pessoa com a CP XXXX, deve colocar na plataforma "0XXXX".

**Para verificar o email registado na OF, aceda à Secretaria Online. No menu do lado esquerdo, clique em Dados Pessoais e de seguida a Ver Dados Pessoais
    Se perdeu o acesso ao email indicado, proceda à sua alteração na clicando em editar dados pessoais e contacte a Ordem dos Farmacêuticos para atualização do novo endereço email na plataforma Moodle.

• A plataforma pede-me o número da carteira profissional com 5 dígitos, mas a minha apenas tem 4

Em casos de número de carteira profissional (CP) com apenas 4 algarismos, deve ser inserido o número ‘0’ antes do número da sua CP.

Exemplo: CP XXXX, deve colocar na plataforma "0XXXX”

• Não recebi o e-mail com a recuperação da password

A mensagem de recuperação de password é enviada para o email registado na plataforma que, caso não tenha sido alterado, corresponde ao email registado na Secretaria Online da Ordem dos Farmacêuticos*.

Verifique se a mensagem de recuperação de password não se encontra na(s) pasta(s) "Correio não solicitado”, "Spam” ou "Lixo” e que o email ao qual está a aceder é o mesmo que está registado na plataforma.

* Para verificar o email registado na OF, aceda à Secretaria Online. No menu do lado esquerdo, clique em Dados Pessoais e de seguida a Ver Dados Pessoais. Se perdeu o acesso ao email indicado, proceda à sua alteração na clicando em editar dados pessoais e contacte a Ordem dos Farmacêuticos para atualização do novo endereço email na plataforma Moodle.

• Não me recordo da minha palavra-passe

Para redefinir a palavra-passe clique em Recuperar Senha e indique o número da sua carteira profissional. De seguida, irá receber uma mensagem no seu email registado na plataforma (que, caso não tenha sido alterado, corresponde ao email registado na Secretaria Online da Ordem dos Farmacêuticos*) com um link para escolher uma nova palavra-passe.

• Como posso editar o meu perfil

Ao entrar na plataforma, no canto superior direito, clique na seta, seguido de perfil. Aí pode editar os seus dados, incluindo o seu email.
  • Como visualizar as formações disponíveis

Após efetuar o login na plataforma será redirecionado para a página/separador Meus cursos, a partir do qual pode aceder aos cursos disponibilizados pela Ordem dos Farmacêuticos.

No caso da formação relativa às vacinas contra a gripe e contra a COVID-19, clique no curso Vacinação contra a Gripe e COVID-19 para iniciar a ação de formação. No lado esquerdo do ecrã estão visíveis todos os módulos do curso. Clicando em cada um será aberta uma nova janela onde podem ser visualizadas as apresentações e slides.

• Quando clico nos slides, não me aparece nada

As apresentações nesta plataforma aparecem sob forma de pop-up, assim, casa tenha os pop-ups bloqueados no navegador que está a utilizar não conseguirá visualizar os conteúdos. Nessa situação terá que desbloquear os pop-ups nas definições do seu navegador.

• Tenho dúvidas sobre os conteúdos da formação

Caso tenha dúvidas sobre o conteúdo da formação, pode esclarecê-las no fórum de perguntas disponível na plataforma. Posteriormente, irá receber uma resposta no fórum acerca da sua questão.

• Como realizar a avaliação final

Para aceder à avaliação final, deve entrar na plataforma, clicar na formação em questão (no caso da formação sobre vacinas contra a gripe e contra a COVID-19, clique no curso Vacinação contra a Gripe e COVID-19) e, de seguida, clique em Avaliação Final de Conhecimentos, que se deve encontrar no lado esquerdo do seu ecrã, em baixo de Encerramento

• Como consultar a nota da formação

No canto superior direito, clique na seta e, em seguida, em pauta para visualizar a sua nota.

• Como ter acesso ao certificado da formação

O certificado ficará automáticamente disponibilizado na plataforma quando terminar a formação.