Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Prémios e Distinções

Medalha de Ouro

A Medalha de Ouro da Ordem dos Farmacêuticos constitui o mais elevado grau de reconhecimento e distinção concedido pela Ordem dos Farmacêuticos, podendo ser atribuída a título muito excecional e sempre que sejam preenchidas as condições da cláusula 3.ª do Regulamento de Atribuição de Distinções.

Destina-se a distinguir individualidades e instituições que, pela sua acão nos planos académico, profissional ou social, tenham contribuído, com particular destaque e reconhecido mérito, para a valorização e o progresso das Ciências Farmacêuticas ou se tenham distinguido de modo extraordinário na área da Saúde e ainda farmacêuticos ou outros cidadãos que, pela sua grande dedicação e elevado mérito, tenham contribuído de modo extraordinário para a valorização da atividade farmacêutica no seio da sociedade.

A Medalha de Ouro da Ordem dos Farmacêuticos deverá ter um banho de ouro sobre liga metálica e incluir os dizeres "ORDEM DOS FARMACÊUTICOS” e o símbolo da Ordem dos Farmacêuticos, na frente, devendo no verso conter o nome do homenageado e o ano de atribuição. A Medalha de Ouro da Ordem dos Farmacêuticos será suspensa por um colar de fita roxa.

HISTORIAL

Medalha de Honra

A Medalha de Honra da Ordem dos Farmacêuticos destina-se a distinguir farmacêuticos ou outros cidadãos que, pela sua grande dedicação e elevado mérito, tenham contribuído, de modo extraordinário, para a valorização da atividade farmacêutica no seio da sociedade. Destina-se também a ser atribuída a farmacêuticos que, tendo sido titulares dos Órgãos Sociais da Ordem dos Farmacêutico, desenvolveram uma ação extraordinária, com particular destaque e reconhecido mérito, na defesa e reforço do prestígio da Ordem dos Farmacêuticos.

A Medalha de Honra da Ordem dos Farmacêuticos pode também a ser atribuída a individualidades e a instituições que, pela sua ação nos planos académico, profissional ou social, tenham contribuído, de modo extraordinário, para a valorização e o progresso das Ciências Farmacêuticas ou que se tenham se tenham distinguido, de modo extraordinário, na área da Saúde.

A Medalha de Honra da Ordem dos Farmacêuticos deverá ser de uma liga nobre e incluir os dizeres "ORDEM DOS FARMACÊUTICOS” e "SOCIEDADE FARMACÊUTICA LUSITANA” na frente e em redor, devendo no verso conter o nome do homenageado e a data de atribuição. A Medalha de Honra da Ordem dos Farmacêuticos será suspensa por um colar de fita roxa.

A entrega da Medalha de Honra da Ordem dos Farmacêuticos deve ocorrer com a devida solenidade e ser acompanhada do respetivo título de outorga.

HISTORIAL

Medalha dos 50 Anos de Profissão

A Medalha dos 50 Anos de Profissão destina-se a distinguir os farmacêuticos que tenham exercido a sua profissão durante, pelo menos, 50 anos sem punições.

A Medalha dos 50 Anos de Profissão deverá ser de cobre, incluir os dizeres "50 ANOS ACTIVIDADE PROFISSIONAL” na frente e "ORDEM DOS FARMACÊUTICOS" no verso e deve estar suspensa na lapela por fita roxa.

A entrega aos homenageados deve ocorrer anualmente, com a devida solenidade, nas comemorações do Dia do Farmacêutico, podendo também ocorrer por ocasião de outra cerimónia considerada adequada, devendo ser acompanhada do respetivo título de outorga.

Prémio Sociedade Farmacêutica Lusitana

O Prémio Sociedade Farmacêutica Lusitana pretende homenagear os estudantes de Ciências Farmacêuticas que finalizaram os estudos com as classificações mais elevadas.

Prémio de Investigação Científica

Com o propósito de contribuir para a promoção e dinamização da investigação em Saúde Pública por farmacêuticos em Portugal, a Ordem dos Farmacêuticos atribui um prémio de investigação científica designado por Prémio de Investigação Científica Professora Doutora Maria Odette Santos-Ferreira.

A distinção atribuída pela Ordem dos Farmacêuticos (OF) tem o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e visa distinguir anualmente o melhor projeto científico desenvolvido por farmacêuticos portugueses na área da Saúde Pública, cujo contributo destaque o papel do farmacêutico na sociedade e a sua valorização naquela área.

O Prémio de Investigação Científica Professora Doutora Maria Odette Santos-Ferreira consiste na atribuição de um montante de 10.000 Euros aos autores do projeto distinguido, na entrega do respetivo diploma em cerimónia pública e na publicação do respetivo resumo pela Ordem dos Farmacêuticos.

HISTORIAL

Prémio de Jornalismo

Com o objetivo de promover e reconhecer o interesse e a qualidade de trabalhos jornalísticos, em Língua Portuguesa, a Ordem dos Farmacêuticos tomou a iniciativa de instituir o Prémio de Jornalismo "Farmacêuticos e Sociedade".

Este prémio, de valor monetário de 3.000 euros, visa o reconhecimento de trabalhos no âmbito da Saúde, particularmente dos que descrevem a ação dos farmacêuticos, independentemente dos serviços onde trabalham, farmácias comunitárias, farmácias hospitalares, laboratórios de análises clínicas, indústria farmacêutica, entidades reguladoras, investigação e ensino.

HISTORIAL