Artigos
Uso seguro dos anti-inflamatórios não-esteroides
- Cidadão
- cidadão-uso-responsável
Os anti-inflamatórios não-esteroides (AINE) são medicamentos usados no tratamento da dor, febre e inflamação. Incluem medicamentos como o ibuprofeno, o naproxeno, o diclofenac, o celecoxib, o etoricoxib, o ácido acetilsalicílico, o cetoprofeno, etc.
Diversos AINE requerem prescrição médica, mas outros podem ser aconselhados pelo farmacêutico.
Que reações adversas podem causar?
Embora os AINE sejam medicamentos muito utilizados, é importante saber que podem não ser adequados para todas as pessoas e que por vezes podem causar efeitos adversos, tais como:
- Gastrointestinais: ardor, dor de estômago, diarreia, úlceras, hemorragias;
- Cardiovasculares: aumento da pressão arterial, edema dos tornozelos, dificuldade respiratória, arritmias;
- Renais ou hepáticos: alteração do funcionamento dos rins ou do fígado;
- Como todos os fármacos, podem também desencadear reações alérgicas.
O risco de eventos adversos aumenta com a utilização prolongada. Estes podem ser especialmente importantes em pessoas com mais idade, com algumas doenças prévias (p. ex., acidentes vasculares cerebrais, enfarte, hipertensão, doenças gástricas, renais ou hepáticas) ou que tomam certos medicamentos, tais como anticoagulantes ou anti-hipertensores, como os diuréticos. Os AINE podem também dificultar o controlo da pressão arterial. Nas situações anteriormente referidas, os AINE devem ser usados apenas sob orientação de um profissional de saúde.
Cada medicamento anti-inflamatório tem doses e intervalos de toma próprios, pelo que deve sempre seguir as indicações do médico ou do farmacêutico.
Como utilizar os AINE com segurança?
- Antes de começar a tomar um AINE peça conselho sobre outras possíveis medidas alternativas: uso de paracetamol para febre ou dor, quando não é necessário um efeito anti-inflamatório; uso de um AINE para aplicação na pele, pois estes têm um efeito local e geralmente causam menos efeitos adversos; aplicação de medidas não farmacológicas (consoante a situação a tratar).
- Os AINE devem ser tomados na dose mínima efetiva e durante o menor tempo possível. Tome estes medicamentos na dose que foi lhe prescrita ou indicada.
- Contacte o seu médico ou farmacêutico se toma um AINE sem prescrição médica e não sente melhoria em 3-5 dias.
- Não tome vários AINE ao mesmo tempo. A eficácia não é maior, mas aumenta o risco de efeitos adversos.
- Aconselhe-se com o seu médico ou o seu farmacêutico antes de tomar um AINE se estiver em tratamento com outros medicamentos, bem como se utilizar suplementos alimentares ou produtos à base de plantas.
- Em tratamentos prolongados, é recomendável a vigilância da pressão arterial.
- Os AINE não devem ser tomados durante a gravidez. Se está a amamentar, consulte sempre um profissional de saúde antes de tomar.
![]() |
