Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi

A Competência

A Competência em Saúde Pública
A saúde pública tem como objetivo promover a saúde, prevenir e controlar a doença. Os farmacêuticos, independentemente da sua área de atuação, devem estar capacitados para gerar impactos positivos na saúde da comunidade, através de medidas e estratégias, sabendo o que medir, como, onde e quando o fazer.

A competência farmacêutica em saúde pública tem como objetivo reconhecer a capacidade diferenciada do farmacêutico para estruturar e fundamentar a intervenção farmacêutica, baseada nos princípios e pilares fundamentais da saúde pública.

Tendo como base o referencial da Associação de Escolas de Saúde Pública da Região Europeia (ASPHER) — "From Potential to Action — Public Health Core Competences for Essential Public Health Operations”, a Ordem dos Farmacêuticos definiu como áreas funcionais da competência de saúde pública: métodos em saúde pública; saúde populacional e seus determinantes políticos, sociais e económicos; saúde populacional e seus determinantes ambientais (físicos, químicos e biológicos); políticas de saúde, sistemas de saúde e gestão da prestação de cuidados de saúde; promoção de saúde: educação para a saúde, proteção de saúde e prevenção da doença; e ética.