Programas de Estágios na Indústria Farmacêutica e Distribuição Grossista
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) tem actualmente em curso dois Programas de Estágios, nas áreas da Indústria Farmacêutica e da Distribuição Grossista, dirigidos aos estudantes de Ciências Farmacêuticas e aos jovens farmacêuticos membros da OF. Estes Programas têm por objetivo dinamizar a realização de estágios extra-curriculares e profissionalizantes em empresas farmacêuticas a operar em Portugal (nacionais e internacionais), procurando, simultaneamente, promover o reforço das qualificações técnico-profissionais pelo contacto directo com a realidade do mundo do trabalho.

O Programa de Estágios na Indústria Farmacêutica resulta de um protocolo assinado em Maio de 2011 entre a OF, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma), a Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF) e a Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF).

O Programa de Estágios na Distribuição Grossista resulta de um protocolo assinado em Abril de 2014 entre a OF, a Associação de Grossistas de Produtos Químicos e Farmacêuticos (Groquifar), a APJF e a APEF.

Ao abrigo destes Programas, a OF assegura a coordenação, implementação e a sua execução, enquanto a Apifarma e a Groquifar se comprometem a promover a participação activa das empresas suas associadas neste projecto. A APJF e a APEF promovem, por sua vez, a sua divulgação junto dos jovens farmacêuticos e estudantes de Mestrado Integrado de Ciências Farmacêuticas.

Modalidades:
(i) Estágios extracurriculares, dirigidos aos membros estudantes da OF
(ii) Estágios profissionalizantes, dirigidos aos membros da OF que concluíram há menos de um ano o MICF

Em qualquer dos casos, o estágio terá a duração mínima de um mês e máxima de um ano.
O Programa poderá, no entanto, vir a contemplar outros tipos de estágios que venham a ser acordados entre as partes.

O processo de levantamento das ofertas de estágios pelas empresas e de seleção dos candidatos é coordenado pelas associações setoriais.
Os candidatos são colocados de acordo com as ofertas existentes e segundo os seus critérios de preferência.
A seleção final fica a cargo da empresa promotora dos estágios.