II CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO E ATUALIZAÇÃO EM ANÁLISES CLÍNICAS E GENÉTICA HUMANA – CURSO MULTIDISCIPLINAR E TRANSVERSAL: Alterações fisiopatológicas da grávida- Seguimento laboratorial

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Objetivo

Os cursos pós-graduados de atualização em análises clínicas e genética humana pretendem aproximar a academia e a ciência ao exercício quotidiano da profissão, proporcionando aos participantes uma aprendizagem nas diferentes valências das análises clínicas e da genética humana, tais como a hematologia, a bioquímica, a microbiologia, a imunologia, a biologia molecular e a genética humana. Poderão conter componentes teóricas, teórico-práticas e laboratoriais, podendo ser presenciais, “online”, ou mistos. Estas formações, deverão permitir a aquisição de conhecimentos teóricos e laboratoriais, incluir apresentações de casos clínicos e espaços de discussão onde os profissionais possam trocar opiniões, expor problemas e tirar dúvidas, relacionadas com as matérias em estudo. Deverão ser multidisciplinares e abordar as diferentes áreas que integram o diagnóstico clínico e laboratorial e, também, as abordagens terapêuticas mais relacionadas com cada um dos temas. Para o efeito, será utilizada a tecnologia adequada a cada caso específico.

Os cursos são realizados com a colaboração do Colégio da Especialidade em Análises Clínicas e Genética Humana da Ordem dos Farmacêuticos e o apoio de diferentes instituições, de sociedades científicas e profissionais. São creditados pela Ordem dos Farmacêuticos ou têm o seu patrocínio científico.

Leonor Correia (FFUL e CEACGH-OF)

Destinatários

Profissionais de saúde das áreas de ciências farmacêuticas e, também, de medicina e outras profissões relacionadas com o diagnóstico e a saúde pública, interessados em melhorar o seu desempenho nestas matérias.

Local do Curso: Faculdade de Farmácia de Farmácia da Universidade de Lisboa

Sábado – 17/09/2022

9:00-9:30 – Receção dos participantes. Entrega de documentação.

9:30-10:00 – Abertura do curso e apresentação.

Prof. Leonor Correia (FFUL) e Prof. Cristina Marques (FFUL)

10:00-10:45 – Fisiologia e rotinas analíticas

Dra. Mariana Eça (Hosp. Fernando Fonseca)

Café 10:45-11:15 – Café

11:15-11:45 – Função tiroideia

Prof. Maria João Silva (FFUL)

11:45-12:15 – Metabolismo fosfocálcico

Prof. Cristina Marques (FFUL)

12:15-13:45- Almoço

13:45-14:15 – Hemograma

Dra Raquel Coentrão (IPOFG-Porto)

14:15-14:45 – Hemostase (Síndrome antifosfolipídica)

Dra Bela Nogueira (CHBM)

14:45-15:30 – Imunização eritrocitária

Dra Maria José Rodrigues (IPS)

15:30-16:00 – Pré-eclâmpsia

Dra. Rute Branco (Hosp. Amadora-Sintra)

16:00-16:45 – Infeções virais que afetam a grávida (HEV, Lassa, Inluenza e SARS-CoV-2)

Prof. José Miguel Azevedo Pereira (FFUL e iMed.ULisboa)

16:45-17:15 – Infeções virais que afetam o feto/RN (Citomegalovírus)

Prof. Paulo Paixão (FCM-UNL/SYNLAB)

Café – 17:15-17:45

17:45-18-30 – Outras infeções virais que afetam o feto/RN (Rubéola, VZV, HSV, Zika, Parvovírus B19, HIV, HBV)

Prof. Quirina Costa (FFUL e iMed.ULisboa)

18:30-19:00 – Genética médica e gravidez. Que papel na prevenção e no diagnóstico pré-natal?

Dra. Margarida Reis Lima (SYNLABHEALTH)

19:00 – 19,30 – Avaliação de conhecimentos

19:30 – Conclusões e encerramento.

Prof. Leonor Correia (FFUL)

>>Cartaz

Data limite inscrição: 14 de setembro 2022

Vagas:

• Mínimo para funcionamento: 50
  • Máximo para funcionamento: 120

Valor (Documentação, almoço e café incluídos):

-120 euros;

-100 euros (Farmacêuticos inscritos na OF);

– 50 euros (estudantes dos mestrados em ciências farmacêuticas e análises clínicas da FFUL).

Deverá fazer o registo no formulário online e de seguida enviar por email (naoconferentesgrau@ff.ulisboa.pt) o respetivo comprovativo de pagamento efetuado por transferência bancária para o IBAN: PT50 0781 0112 0000 0004 5112 1, devidamente identificado-projeto 208- a fim de ser validada a inscrição.

Contacto

Informação relativa à organização do Curso, deverá contatar os Serviços Académicos: naoconferentesgrau@ff.ulisboa.pt

Informações de cariz científico da lecionação do curso, deverá contactar a Coordenadora do Curso, Professora Leonor Correia: mcorreia@ff.ulisboa.pt

Patrocínios