CURSO PÓS-GRADUADO PARA DIRETORES TÉCNICOS

CANÁBIS MEDICINAL

Curso creditado pela Ordem dos Farmacêuticos

1ª EDIÇÃO A DECORRER

2ª EDIÇÃO: SETEMBRO 2022 (INSCRIÇÕES ABERTAS)

Enquadramento

A canábis medicinal é presentemente uma das áreas com maior crescimento na atividade farmacêutica nacional, europeia e mundial. Sendo uma atividade estreitamente regulamentada e inserida dentro do sistema europeu do medicamento, o papel do farmacêutico, enquanto responsável pelas diferentes etapas do cultivo, processamento e produção é absolutamente crítico. No entanto, a formação a nível pré-graduado não contempla todos os conhecimentos e competências necessárias para exercer as referidas funções. Este curso, alicerçado nos conhecimentos prévios da formação pré-graduada em ciências farmacêuticas, visa suprir essas falhas, dotando os formandos dos conhecimentos que lhes permitirão obter as competências fundamentais para exercerem a sua atividade enquanto diretores técnicos e últimos responsáveis pela qualidade, segurança e eficácia de projetos de cultivo, processamento e produção de medicamentos à base da planta de canábis medicinal.

Objetivos da Aprendizagem

• Conhecer os fundamentos científicos do cultivo, processamento, formulação e aplicação terapêutica da planta da canábis medicinal.
  • Conhecer o enquadramento legal e regulamentar da planta da canábis medicinal;
  • Conhecer os fundamentos das Good Agriculture and Collection Practice para Canábis Medicinal;
  • Conhecer os fundamentos das Good Manufacturing Practice para Canábis Medicinal;
  • Conhecer as principais formas farmacêuticas utilizadas para veicular a planta da canábis medicinal e sua metodologia de controlo de qualidade;
  • Conhecer o processo de autorização de colocação no mercado de medicamentos à base da planta da canábis medicinal;
  • Conhecer as Responsabilidades Profissionais, Éticas e Deontológicas da Qualified Person e do Diretor Técnico;
  • Conhecer os fundamentos de gestão aplicados a processos relacionados com a canábis medicinal.

Formadores

Amélia Paulos

Ana Sofia Gomes

Inês Malheiro

João Sobral

Manuel João Oliveira

Mónica Povo

Pedro Barata

Calendarização

Sessão 1

Apresentação do curso.

Enquadramento legal e regulamentar do canábis medicinal em Portugal, Europa e América do Norte.

Sessão 2

Fundamentos de farmacologia e terapêutica da planta de cannabis para fins medicinais - evolução do estado da arte.

i.   Uma introdução à planta de Cannabis;
ii.  Canabinóides;
iii. Sítios e mecanismos de ação dos canabinóides;
iv .Efeitos Biológicos dos Canabinóides;
v. Componentes não canabinóides da Cannabis;
vi. A Canábis como medicamento.

Sessão 3

Farmacopeias, Monografias e Formas Farmacêuticas relevantes para a Canábis Medicinal.

Controlo de Qualidade aplicado à Canábis Medicinal Canábis Medicinal.

Sessão 4

Produção de canábis para fins medicinais.

i.   Produção;
ii.  Monitorização;
iii. Infraestruturas;
iv. Medidas de segurança.

Sessão 5

Assuntos regulamentares associados à Cannabis medicinal:

i.  Produção de matéria-prima e produto acabado;
ii. Autorização de colocação no mercado.

Enquadramento regulamentar dos canabinóides em cosméticos e na alimentação.

Sessão 6

Fundamentos das GACP.

Aplicação das GDP à canábis medicinal.

Outras certificações relacionadas com a canábis medicinal .

Sessão 7

Fundamentos das GMP – sessão 1

Sessão 8

Fundamentos das GMP – sessão 2

Sessão 9

Proteção de dados e RGPD no contexto da indústria farmacêutica.

Responsabilidade Ética e Deontologia da Qualified Person e do Diretor Técnico.

Sessão 10

Fundamentos da Contabilidade e Gestão na Canábis Medicinal

Duração Total

40 horas

As sessões decorrerão online, aos sábados, das 9-13 horas. O curso está previsto iniciar-se em Abril de 2022.

Resultados da Aprendizagem

Após frequência com sucesso desta formação, o formando ficará com sólidos conhecimentos na área científica e regulamentar que lhe permitem ser Diretor Técnico Farmacêutico de empresas relacionadas com o cultivo, processamento e produção de medicamentos e outros produtos de saúde à base da planta da canábis medicinal.

O formando será capaz de compreender e elaborar a Autorização de Colocação no Mercado de medicamentos à base da planta de canábis medicinal bem como de outros produtos de saúde à base da mesma planta.