Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

718 novos farmacêuticos em 2021

12 Janeiro 2022
718 novos farmacêuticos em 2021
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) registou a inscrição de 718 novos farmacêuticos ao longo do ano de 2021, na sua grande maioria recém-diplomados por uma das nove instituições de ensino superior que lecionam o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF). É o maior número de novas inscrições dos últimos cinco anos, apenas superado no período 2014-2016, em que se registaram sempre mais de novas 700 inscrições anuais – 822 em 2015. Representa ainda o maior crescimento anual de novas inscrições da última década, depois de um ano de 2020 com o mínimo de 512 novas admissões.
A OF dispõe de um regime especial para admissão de farmacêuticos até cinco anos após a conclusão do curso, com o objetivo de suprimir eventuais constrangimentos financeiros no acesso à profissão pelos jovens farmacêuticos

Com a última alteração ao Regulamento de Quotas e Taxas, em vigor deste o início do ano passado, a Direção Nacional da OF aprovou a redução do valor jóia de inscrição na OF para os farmacêuticos admitidos até cinco anos após a conclusão MICF. De modo a não prejudicar os farmacêuticos que se inscreveram antes da entrada em vigor destas alterações, foi também criado um período de transição que permite usufruir da quota reduzida até completarem os dois anos após a conclusão do curso.

A partir de 2020, os ciclos de Desenvolvimento Profissional Contínuo dos novos farmacêuticos inscritos na OF têm início a 1 de janeiro do segundo ano seguinte ao ano de conclusão do grau académico que habilita a inscrição e término a 31 de dezembro do 5º ano após o ano de início do ciclo.

Com as 718 novas admissões em 2021, a OF regista atualmente um total de 20.488 membros, entre farmacêuticos ativos, correspondentes ou suspensos.