Bastonário esteve na tomada de posse da homologa cabo-verdiana

19 Maio 2022
Bastonário esteve na tomada de posse da homologa cabo-verdiana
A farmacêutica cabo-verdiana Marcília Fernandes iniciou formalmente o seu segundo mandato como bastonária da Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde (OFCV). O ato de posse dos órgãos eleitos no final de abril realizou-se esta quarta-feira, dia 18 de maio, na cidade da Praia, numa cerimónia presidida pelo ministro da Saúde de Cabo Verde, Arlindo Rosário, em que participou também o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF) de Portugal, Helder Mota Filipe.

A presença do representante dos farmacêuticos portugueses no ato de posse dos novos órgãos sociais da OFCV confirma o compromisso da OF com a cooperação farmacêutica no espaço lusófono. Através do seu Conselho para a Cooperação e enquanto membro da Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa (AFPLP), a OF tem apoiado o desenvolvimento do setor farmacêutico nos países africanos lusófonos, nos domínios do ensino, da regulamentação e organização profissional, entre outros, tendo participado ativamente no processo que levou à criação das duas Ordens dos Farmacêuticos entretanto constituídas no espaço lusófono, a OFCV, em 2016, e a Ordem dos Farmacêuticos de Angola, três anos antes.

No discurso de posse para o seu segundo mandato, Marcília Fernandes referiu o "contexto desafiante” provocado pela pandemia da COVID-19, salientando que todos os farmacêuticos trabalharam com "afinco para um bem comum” durante este período. A bastonária assinalou os investimentos efetuados por várias Ordens para garantir a segurança do serviço prestado, dos prestadores de serviço e para impedir a disseminação do coronavírus.

No plano interno, a bastonária reeleita referiu os desafios da união e a valorização profissional, que carecem do sentido de associativismo, do dever para com a Ordem e desenvolvimento profissional.

"Todo o circuito de medicamento é e deve ser da responsabilidade do farmacêutico. Este deve estar envolvido em todas as etapas deste circuito desenvolver e promover políticas adequadas orientar e fiscalizar o cumprimento das diretrizes e ‘guidelines’ nacionais e internacionais que regem a profissão”, disse Marcília Fernandes.

Entre as prioridades para o mandato estão a criação de uma carreira reservada aos farmacêuticos no setor público e o diálogo e colaboração interprofissional.

O ministro da Saúde cabo-verdiano reconheceu as boas relações da Tutela com a OFCV, apontando como exemplos o desenvolvimento do documento orientador da harmonização dos currículos do curso de Ciências Farmacêuticas e outras formações na área da Farmácia, assim como a elaboração do documento de Política Farmacêutica Nacional e de vários diplomas legislativos estruturantes da Política Nacional de Saúde.

De acordo com o Ministro, o sistema público de saúde conta com mais de 40 profissionais, que exercem as funções em todos os hospitais centrais e regionais, em alguns centros de saúde, bem como nos serviços centrais, específicos da área farmacêutica.

A OFCV com cerca de 140 inscritos efetivos, a maioria dos quais a exercer no setor privado.