Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

CE aumenta financiamento de investigação para combater coronavírus

29 Julho 2021
CE aumenta financiamento de investigação  para combater coronavírus
A Comissão Europeia (CE) selecionou 11 novos projetos do Horizon Europe, o maior programa europeu de investigação e inovação (2021-2027), com um valor total de 120 milhões de euros, para apoiar e permitir a investigação urgente do coronavírus e das suas variantes.
Este financiamento é parte de uma larga gama de medidas de investigação e inovação tomadas no âmbito da luta contra o coronavírus e contribui para a ação geral da Comissão para prevenir, mitigar e responder ao impacto do vírus e das suas variantes, em linha com o novo plano europeu de preparação para a biodefesa: HERA Incubator

Os 11 projetos selecionados envolvem 312 equipas de investigação de 40 países diferentes, incluindo 38 participantes de 23 países fora da União Europeia (UE).

A maioria dos projetos irá incidir em ensaios clínicos para novos tratamentos e vacinas, bem como no desenvolvimento de coortes e redes de larga escala, além das fronteiras europeias, forjando ligações com iniciativas europeias. Outros projetos irão reforçar e alargar o acesso a estruturas de investigação que fornecem serviços ou são necessárias para partilhar dados, conhecimento, e recursos de investigação entre investigadores, de modo a permitir a investigação sobre o coronavírus e as suas variantes. Estas infraestruturas incluem aquelas já ativas, como a Plataforma Europeia de Dados da COVID-19 e as infraestruturas de investigação das ciências da vida relevantes.

O consórcio escolhido irá colaborar com outras iniciativas relevantes a nível nacional, regional e internacional para maximizar as sinergias e a complementaridade e evitar duplicação de esforços ao nível da investigação. Vão contribuir para a construção da Autoridade Europeia de Preparação e Resposta a Emergências de Saúde (HERA), que vai permitir que a UE se antecipe para melhor enfrentar futuras pandemias.

Comunicação de imprensa da CE de 22 de julho de 2021 disponível aqui.