Notícias
Competência Farmacêutica em Medicina Farmacêutica: Candidaturas iniciam a 5 de dezembro!
04 Novembro 2025
As candidaturas para atribuição da Competência Farmacêutica em Medicina Farmacêutica vão iniciar a 5 de dezembro e decorrem até 11 de janeiro de 2026, com a prova de avaliação agendada para a primeira semana de fevereiro do próximo ano.
Num momento em que o setor da saúde exige competências cada vez mais especializadas, e em que o farmacêutico deve assumir um papel ativo no ciclo vital dos produtos de saúde, esta nova competência vai permitir reconhecer e valorizar o desenvolvimento profissional, criando uma diferenciação técnica e científica imprescindível para o exercício desta atividade em crescimento acelerado.
A Competência Farmacêutica em Medicina Farmacêutica é destinada aos farmacêuticos que pretendam desenvolver-se nas áreas científicas da investigação, desenvolvimento, avaliação, licenciamento, monitorização e disponibilização de medicamentos, tecnologias de saúde, dispositivos médicos, produtos combinados, diagnóstico e demais produtos de saúde, para benefício das pessoas, portadoras ou não de doença, e da saúde pública.
A estrutura da competência sustenta-se no referencial internacional PharmaTrain Syllabus 2024 V3.0 – Pharmaceutical Medicine / Medicines Development Science, que identifica como áreas funcionais:
- Investigação de medicamentos e produtos de saúde;
- Desenvolvimento de medicamentos e produtos de saúde;
- Ensaios ou estudos não clínicos;
- Desenvolvimento e produção de medicamentos e produtos de saúde;
- Desenvolvimento exploratório: da molécula ou modelo à prova de conceito;
- Desenvolvimento confirmatório;
- Ensaios ou estudos clínicos;
- Ética e questões legais;
- Gestão de dados e estatística;
- Assuntos regulamentares;
- Segurança dos doentes, farmacovigilância e epidemiologia;
- Informação e educação médica: estratégias e canais de comunicação;
- Economia da saúde, investigação de resultados, farmacoeconomia, avaliação de tecnologias de saúde e acesso ao mercado.
A comissão responsável pela Competência Farmacêutica em Medicina Farmacêutica é constituída pelos farmacêuticos Alexandra Reis Stoffel, que coordena, Ana Catarina Reis, Antonieta Lucas, Carla Gomes, Carlos Sá, Isabel Rodrigues, Nuno Pires, Pedro Freitas, Ricardo Rodrigues, Rita Tinoco e Sara Figueiredo.
A Competência terá a validade de 5 anos, contabilizados à data da sua atribuição, tendo o farmacêutico de revalidar a sua Competência findo esse período.
Mais informações sobre a Época de Exames 2025-2026 no site da OF.