Dirigentes da SRSRA-OF visitam farmacêuticos do Algarve

04 Maio 2022

A Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA-OF), representada por Luís Lourenço (Presidente da Direção Regional) e Isabel Ramalhinho (Secretária da Mesa da Assembleia Regional), esteve, na passada semana, na Região do Algarve para ir ao encontro de farmacêuticos(as) a trabalhar nas mais diversas áreas da profissão farmacêutica.

Nesta primeira iniciativa de proximidade aos membros, os dirigentes da SRSRA-OF visitaram e auscultaram as preocupações de colegas que exercem nas áreas da Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar, Análises Clínicas e Ensino. Foi destacado como principal desafio a dificuldade de atração e retenção de profissionais na Região, que impacta a criação e promoção de serviços diferenciados, tais como o acompanhamento farmacoterapêutico e a preparação individualizada da medicação.

Luís Lourenço destaca a importância das Visitas Regionais "É nestes momentos de partilha que temos a possibilidade de conhecer em pormenor a realidade profissional dos colegas e delinear uma estratégia local e regional de intervenção futura da Ordem, em especial da Secção Regional, centrada nas oportunidades de melhoria do exercício e valorização da profissão farmacêutica.” acrescentando "agradeço a receção e o entusiasmo com que fui recebido por todos os farmacêuticos com quem contactámos.”

O Presidente da Direção da Secção Regional teve oportunidade de participar e moderar uma mesa-redonda de discussão dedicada aos Cuidados de Saúde Continuados, organizada pelo Núcleo de Estudantes de Ciências Farmacêuticas da Universidade do Algarve. O dirigente da OF sublinhou a importância de se definir uma estratégia profissional para esta área assistencial, onde cada vez mais farmacêuticos exercem a sua profissão.

As Visitas Regionais fazem parte do Plano de Atividades da Secção Regional e pretendem aproximar os farmacêuticos da jurisdição aos seus corpos dirigentes. Estão planeadas mais ações de proximidade para os próximos meses.

Agradecimentos: Jorge Queirós (AQUALAB - Laboratório Clínico e de Saúde Pública), Paula Campos (Centro Hospitalar Universitário do Algarve - Hospital de Portimão), André Vila Nova e Paula dos Santos (Farmácia Albufeira), Ana Maria e Ricardo Calé (Farmácia Central de Tavira), José Luís Mendes (Farmácia Pacheco), Paulo Gouveia (Farmácia Pedra Mourinha), Maria Joaquina Poeiras (Farmácia Pinto), Universidade do Algarve, Catarina Cavaco (Hospital Particular do Algarve - Gambelas - Grupo HPA Saúde).