Farmacêuticos brasileiros adaptam manual de vacinas da OF

24 Março 2022
Farmacêuticos brasileiros adaptam manual de vacinas da OF
O Conselho Federal de Farmácia (CFF) do Brasil adaptou o manual produzido pela Ordem dos Farmacêuticos (OF) de Portugal sobre “Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis por Farmacêuticos – Uma Abordagem Prática”, coordenado pelas farmacêuticas portuguesas Gabriela Plácido e Mara Guerreiro, às quais se juntam agora, na versão brasileira, as farmacêuticas Josélia Frade e Beatriz Lott. O lançamento da obra decorreu no dia 23 de março, durante a 67.ª Reunião Geral dos Conselhos Regionais e Federal de Farmácia e contou com a participação do bastonário da Ordem dos Farmacêuticos.
A adaptação do manual produzido pela OF em 2015 resulta de um trabalho de colaboração entre farmacêuticos portugueses e brasileiros. O bastonário da OF considera que esta colaboração é um "episódio de sucesso” e que deveria ser replicada em outras áreas de impacto relevante para a atividade dos farmacêuticos.

"Também gostaria que esta obra não parasse apenas em Portugal e no Brasil, porque temos outros países irmãos, que falam português e que precisam do nosso apoio. Precisamos ajudar a estruturar a profissão nos países africanos de língua portuguesa”, destacou o bastonário.

O presidente do CFF, Walter João, realçou também a importância destas publicações para a prática profissional, "muito especialmente devido ao recente reconhecimento da vacinação por farmacêuticos e também para apoiar as ações dos profissionais perante os desafios impostos pela pandemia”.

O CFF estima que a obra contribua para a melhoria da qualidade da prestação do serviço de vacinação por farmacêuticos no Brasil. "A nossa profissão tem muito a colaborar na promoção da saúde, na prevenção de doenças e no aumento da cobertura vacinal”, considera o presidente do CFF.

Saiba mais aqui.