Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Farmacêuticos publicam obra sobre medicamentos e vacinas em contexto de pandemia

05 Janeiro 2022
Farmacêuticos publicam obra sobre medicamentos e vacinas em contexto de pandemia
Os farmacêuticos José Cabrita e José Aranda da Silva e o professor Carlos Gouveia Pinto publicaram o livro "O Valor dos Medicamentos e das Vacinas no Contexto da Pandemia".

A obra apresenta uma síntese da cronologia da evolução do valor dos medicamentos, utilizando como ponto de referência a luta contra a COVID-19. Refere como, no contexto da pandemia, as estratégias adotadas pela OMS, e na Europa a EMA e a ECDC, conduziram à  produção de vacinas seguras e eficazes num tempo nunca antes alcançado possibilitando uma redução significativa da incidência e da mortalidade.

A publicação endereça também as dúvidas e os receios sobre a eficácia e a segurança dos medicamentos e das vacinas no contexto da pandemia e procura contribuir para o esclarecimento dos leitores sobre a relação benefício/risco e sobre o valor económico e social do arsenal terapêutico. Refere ainda o papel dos sistemas de saúde e do SNS no controlo da pandemia e da proteção da saúde das populações.

José Aranda da Silva, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos entre 2001 e 2007, foi membro fundador da Agência Europeia do Medicamento e o primeiro presidente do INFARMED.

José Cabrita é professor catedrático da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e foi coordenador do Departamento de Sócio-Farmácia durante mais de 20 anos.

Carlos Gouveia Pinto é professor associado com agregação do ISEG, onde é Coordenador Científico do Curso de Pós-Graduação em Avaliação Económica das Tecnologias de Saúde.

Saiba mais sobre o livro aqui.