14 Junho 2022
No passado dia 06 de junho, a Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem Farmacêuticos (SRSRA-OF) esteve presente no evento de Formalização da Rede de Organizações de Pessoas que vivem com Doença e Utentes de Saúde.
Fazem parte desta Rede - que pretende fazer a diferença na defesa dos direitos das pessoas com doença, utentes de saúde e cuidadores informais - a Plataforma Saúde em Diálogo, a Federação Nacional das Associações de Doenças Crónicas, a "Mais Participação, melhor saúde”, e a União das Associações de Doenças Raras de Portugal.

A formalização da Rede de Organizações de Pessoas que vivem com Doença e Utentes de Saúde tem por objetivo a criação de um fórum de entendimento entre estas entidades, que se focará em temas fulcrais e transversais, como a defesa da sua efetiva participação nos processos de tomada de decisão, a defesa dos direitos das pessoas com doença crónica e cuidadores informais, o acesso a cuidados de saúde de qualidade, o diagnóstico precoce eficiente, a capacitação das associações, e ainda a promoção da literacia em saúde.

A OF, conjuntamente com as associações de pessoas que vivem com doença, têm vindo a dinamizar diversas iniciativas, com o propósito de envolver, capacitar e sensibilizar os farmacêuticos e cidadão sobre o panorama de diversas patologias.