Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Misericórdias com serviços farmacêuticos diferenciados

12 Janeiro 2023
Misericórdias com serviços farmacêuticos diferenciados
O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Helder Mota Filipe, esteve esta semana reunido com o vice-presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), Manuel Caldas de Almeida, que se fez acompanhar por um grupo de colaboradoras instituição, três farmacêuticas e uma jurista. A UMP tem vindo a reforçar o quadro de farmacêuticos nas unidades de cuidados continuados, garantindo assim as condições e recursos necessários para a gestão do medicamento nas unidades de cuidados continuados.
O responsável da UMP apresentou ao bastonário a organização da rede de farmacêuticos na instituição. O projeto de Centralização de Recursos Farmacêuticos iniciado pela UMP envolveu o reforço do quadro de farmacêuticos e a partilha de recursos técnicos e humanos nas diferentes unidades da instituição.

Manuel Caldas de Almeida explicou também o regime excecional autorizado pelo Infarmed para gestão do circuito do medicamento nas unidades de cuidados continuados da UMP. Além de assegurar a qualidade técnica na gestão destas tecnologias de saúde, o projeto tem permitido poupanças assinaláveis, pela centralização de compras e otimização da sua utilização nas diferentes unidades.

O bastonário da OF saudou a equipa de farmacêuticos e elogiou o seu empenho no desenvolvimento dos serviços farmacêuticos prestados nas unidades de cuidados continuados, tendo manifestado também abertura para um trabalho conjunto de desenvolvimento de Boas Práticas na área dos Cuidados Continuados Integrados.