Mudança para instalações provisórias

23 Julho 2021
Mudança para instalações provisórias
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) vai mudar provisoriamente de instalações, enquanto decorrerem as obras de renovação da Sede Nacional e da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas (SRSRA-OF). A partir de segunda-feira, dia 26 de julho, os serviços da Direção Nacional e da SRSRA-OF estão sedeados na Av. Casal Ribeiro n.º 14, em Lisboa, no 6.º e 9.º andar, respetivamente.
A Ordem dos Farmacêuticos iniciou o processo de transferência dos serviços da Direção Nacional e da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas para as instalações provisórias, situadas, respetivamente, no 6.º e 9.º andar da Av. Casal Ribeiro n.º 14, em Lisboa.

O contrato para execução da empreitada de construção da Sede Nacional e da SRSRA-OF, assinado a 16 de junho, prevê o início das obras de renovação do edifício durante o mês de setembro e um prazo estimado para conclusão de cerca de dois anos.

Durante este período, os serviços da Direção Nacional e da SRSRA-OF mudam provisoriamente de instalações, para o n.º 14 da Av. Casal Ribeiro, a curta distância das obras na Rua da Sociedade Farmacêutica, mantendo-se em funcionamento todos os contactos telefónicos, bem como o endereço para correspondência postal, cujo reencaminhamento é assegurado pelos CTT.

As instalações provisórias ficam então reservadas para os serviços administrativos, atendimento presencial e/ou reuniões de trabalho ou formações (nesta fase de pandemia, ainda sujeitas a restrições e marcação prévia através dos canais habituais).

A renovação da sede história da OF é uma ambição dos farmacêuticos com algumas dezenas de anos, pelo menos desde a aquisição do edifício contíguo, na Rua Bernardino Ribeiro. Desde então, os farmacêuticos têm vindo a debater várias soluções para a sua Sede Nacional, com instalações partilhadas com a SRSRA-OF, privilegiando a recuperação de um edifício que dá nome à rua, adquirido em 1900, com o esforço e contributo de largas centenas de farmacêuticos de todo o país.

A solução da recuperação dos edifícios na Rua da Sociedade Farmacêutica vem, desde 2011, a ser apresentada e discutida em todas as assembleias gerais da OF, que tem vindo a acompanhar e aprovar as várias fases de idealização, conceção e execução do projeto, com particular intensidade desde a apresentação do Projeto de Conceção apresentado pela Direção Nacional e pela Direção da SRSRA-OF, em 2016.

Da autoria do Arquiteto Miguel Duchmann, o projeto prevê uma área útil reconstruída superior a 1.800m2.O que permitirá acomodar o aumento de atividade da OF, e suas exigências, bem como garantir condições condignas aos serviços da Direção Nacional e da SRSRA-OF.

A Comissão de Nova Sede, presidida pelo bastonário João Silveira, tem vindo a coordenar todas as diligências e procedimento concursais para concretização do projeto, desde financiamento, aprovado em AG a 18 de dezembro de 2019, à contratação de serviços de gestão do projeto, fiscalização da obra, arquivo e restauro, mudanças e várias outas ações associadas a um projeto desta dimensão.

Pode ainda rever a sessão de esclarecimento realizada a 07 de abril de 2021.