Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Novas escusas de responsabilidade de farmacêuticos da ULS de Matosinhos

21 Maio 2025
Novas escusas de responsabilidade de farmacêuticos da ULS de Matosinhos
Farmacêuticos dos Serviços Farmacêuticos da Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos entregaram declarações de exclusão de responsabilidade devido à ausência de condições materiais e de recursos humanos para a prestação de cuidados de saúde com a qualidade e segurança necessárias.
Alertam que as condições atuais comprometem o desempenho da equipa e a segurança dos profissionais, em especial na Unidade de Produção de Citotóxicos. A Ordem dos Farmacêuticos solicitou esclarecimentos ao Conselho de Administração e partilhou como Infarmed a denuncia reportada pelos farmacêuticos.

Em ofício dirigido ao presidente do Conselho de Administração, o bastonário da OF destaca o caráter essencial da farmácia hospitalar para a atividade do hospital e, de um modo especial, da Unidade de Produção de Citotóxicos, no âmbito da terapêutica oncológica e imunomoduladora.

"O seu desempenho é um importante fator na garantia da qualidade dos cuidados prestados”, destaca o bastonário, que sublinha a "preocupação da OF” com as situações reportadas pelos colegas da ULS de Matosinhos, "que poderão estar a comprometer a qualidade e a segurança dos serviços farmacêuticos prestados aos utentes”.