Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

OCDE prepara documento para capacitação dos profissionais de saúde

29 Julho 2021
OCDE prepara documento para capacitação dos profissionais de saúde
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) preparou um relatório para envolver e capacitar a força laboral da saúde para aproveitar a revolução digital.
Enquanto muitos profissionais de saúde já utilizam algumas ferramentas digitais e compreendem os benefícios que estas trazem à sua prática e aos utentes, muitos também questionam o valor que as tecnologias digitais produzem nos cuidados de saúde, ou queixam-se de que a tecnologia se torna um obstáculo ao trabalho. Além disso, os profissionais de saúde muitas vezes reportam não ter oportunidades suficientes para obter as competências necessárias para usar as novas tecnologias em todo o seu potencial, ou que os aspetos legais, financeiros e organizacionais do trabalho – desenhados na era pré-digital – não lhes permitem colher todos os benefícios destas tecnologias. Os profissionais de saúde e os utentes também exigem mecanismos de salvaguarda apropriados contra possíveis faltas de transparência ou ameaças à privacidade dos dados.

As tecnologias digitais oferecem oportunidades únicas para fortalecer os sistemas de saúde. No entanto, a infraestrutura digital apenas providencia as ferramentas. Estas, por si só, não conseguem transformar os sistemas de saúde e, para que o façam, precisam de ser utilizadas de forma produtiva pelos profissionais de saúde. 

Aceda ao artigo e documento de trabalho aqui.