
Notícias
Ordem desenvolve mais competências farmacêuticas
04 Julho 2025
As competências farmacêuticas fazem parte da estratégia da Ordem dos Farmacêuticos (OF) para o desenvolvimento profissional dos farmacêuticos.
Nos termos do Regulamento para atribuição de competências farmacêuticas, de 21 de agosto de 2024, a OF tem vindo a fazer um trabalho de consolidação de diferentes competências em áreas estratégicas para a profissão.
Nos termos do Regulamento para atribuição de competências farmacêuticas, de 21 de agosto de 2024, a OF tem vindo a fazer um trabalho de consolidação de diferentes competências em áreas estratégicas para a profissão.
Depois de criada a competência em oncologia, já em pleno funcionamento, estão a ser desenvolvidas as seguintes competências farmacêuticas:
Saúde Pública
A norma específica para atribuição da competência farmacêutica em saúde pública, publicada no passado dia 13 de março, tem como objetivo reconhecer a capacidade diferenciada do farmacêutico para estruturar e fundamentar a intervenção farmacêutica, baseada nos princípios e pilares fundamentais da saúde pública.
Em breve será publicado o calendário de candidaturas, bem como disponibilizados os templates de candidatura.
Contribuíram para o desenvolvimento desta competência os seguintes colegas:
Carla Alexandra de Matos Torre
José Joaquim Costa Cabrita da Silva
Luísa Maria Sobreira Vieira Peixe
Cristina Maria Moreira Campos Furtado Figueiredo
Nuno Miguel de Sousa Lunet
Investigação Clínica
A competência farmacêutica em investigação clínica visa reconhecer os farmacêuticos que adquiram conhecimentos para desempenhar atividades de investigação clínica de forma diferenciada.
O documento esteve em consulta pública até ao passado 28 de março, tendo já sido aprovada a versão final. O documento será brevemente publicado em Diário da República brevemente, para que possa depois seguir-se a abertura de candidaturas.
Contribuíram para o desenvolvimento desta competência os seguintes colegas:
António Teixeira Rodrigues
Catarina Oliveira
Fernando Fernandez-Llimos
Maria Teresa Herdeiro
Medicina Farmacêutica
A competência farmacêutica em medicina farmacêutica tem como objetivo dar resposta às novas exigências do setor da saúde, reconhecendo o desenvolvimento profissional do farmacêutico e criando a diferenciação técnica necessária ao exercício desta atividade em rápido crescimento.
O documento está em consulta pública até hoje, dia 4 de julho, esta. O documento será brevemente publicado em Diário da República brevemente, para que possa depois seguir-se a abertura de candidaturas.
Contribuirão para o desenvolvimento desta competência os seguintes colegas:
Alexandra Reis Stoffel
Ana Catarina Reis
Antonieta Lucas
Carla Gomes
Carlos Sá
Isabel Rodrigues
Nuno Pires
Pedro Freitas
Ricardo Rodrigues
Rita Tinoco
Sara Figueiredo
Estão ainda em curso os trabalhos para criação das Competências Farmacêuticas em Cuidados Paliativos e em Gestão e Administração em Saúde.
Saiba tudo sobre as competências farmacêuticas em: https://www.ordemfarmaceuticos.pt/pt/assuntos-profissionais/competencias-farmaceuticas/competencias-farmaceuticas/