Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Os novos representantes dos farmacêuticos especialistas

22 Março 2022
Os novos representantes dos farmacêuticos especialistas
Os novos membros dos Conselhos dos Colégios de Especialidade da Ordem dos Farmacêuticos tomaram posse a 14 de março. Três Colégios contam agora com novos presidentes – Análises Clínicas e Genética Humana; Farmácia Hospitalar; Indústria Farmacêutica –, outro renova o mandato – Farmácia Comunitária – e outro ainda continua no cargo até agendamento de novas eleições – Assuntos Regulamentares.
As eleições para os órgãos sociais da OF no triénio 2022-2024, realizadas a 5 de fevereiro, determinaram os representantes dos farmacêuticos portugueses a nível nacional, regional e nas diferentes áreas de especialização. Depois dos atos de posse dos novos dirigentes regionais e nacionais da OF, coube também aos Conselhos dos Colégios de Especialidade tomarem posse para um novo mandato trienal

Para o Conselho do Colégio de Especialidade de Análises Clínicas e Genética Humana (CCEACGH-OF) foi eleita a lista I, presidida por Leonor Correia, com 223 votos (60%), contra os 120 votos (33%) da lista J, encabeçada por Gizela Santos. O CCEACGH-OF integra agora os seguintes membros: Leonor Correia, que preside, Filomena Brito, Isabel Fernandes, Jorge Queiroz, Teresa Fidalgo e Vitória Rodrigues.

No outro Colégio de Especialidade com duas listas candidatas, registaram-se 178 votos (37%) na lista M, presidida por Isabel Sanches, contra 261 votos (54%) na lista L, liderada por Carolina Mosca, que renova assim o mandato na presidência do Conselho do Colégio de Especialidade de Farmácia Comunitária (CCEFC-OF). Este conselho integra agora os seguintes farmacêuticos especialistas em Farmácia Comunitária: Carolina Mosca, como presidente, André Loureiro, Catarina Dias, Lúcia Rodrigues, Mélanie Duarte, Narcisa Dias e Susana Ferreira.

Para o Conselho do Colégio de Especialidade de Farmácia Hospitalar (CCEFH-OF) foi eleita a única lista a sufrágio, a lista N, presidida por João Ribeiro, com 427 votos, onde se incluem ainda os farmacêuticos especialistas Ana Paula Pina, Erica Viegas, João Paulo Fraga, Helena Catarino, Pedro Soares e Sandra Queimado.

No outro Colégio com uma lista candidata a sufrágio, foi eleita a lista OF, liderada por Paula Teixeira, com 136 votos. O novo Conselho do Colégio de Especialidade de Indústria Farmacêutica (CCEIF-OF) inclui ainda os farmacêuticos Ana Margarida Henriques, António Bica, Bruno Sousa, Elvira Raposo, João Carlos Lopes e Teresa Murta

Apenas o Colégio de Especialidade de Assuntos Regulamentares (CCEAR-OF) não registou qualquer lista candidata às eleições do dia 5 de fevereiro, pelo que o Conselho vigente assegura o seu funcionamento até ao agendamento do respetivo ato eleitoral.

Leia os discursos de posse.
CCEACGH - Ler discurso
CCEFC - Ler discurso
CCEFH- Ler discurso
CCEIF - Ler discurso
Assista aos principais momentos da cerimónia de posse: