Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Serviços farmacêuticos de proximidade em análise

06 Abril 2023
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) deslocou-se na passada terça-feira, 4 de abril, a Londres para uma ronda de reuniões com vários organismos e entidades com ação no setor farmacêutico britânico. O principal objetivo desta deslocação passou por conhecer melhor os vários serviços farmacêuticos desenvolvidos nas farmácias comunitárias do Reino Unido, desde o método de implementação à diferenciação na prestação destes serviços entre as várias farmácias. Foi ainda promovido pela OF um encontro que juntou cerca de 30 farmacêuticos residentes na capital inglesa.
A comitiva da OF, liderada pelo bastonário, Helder Mota Filipe, e pelo presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da OF, Luís Lourenço, iniciou o dia com uma reunião com a Royal Pharmaceutical Society, associação responsável pela promoção do papel das farmácias na linha da frente do sistema de saúde e pelo apoio ao desenvolvimento da profissão farmacêutica, seguindo-se um encontro com o Pharmaceutical Services Negotiating Committee, organização focada na implementação e gestão de serviços farmacêuticos prestados em farmácias comunitárias, e terminando o dia no General Pharmaceutical Council, entidade reguladora da profissão farmacêutica e das farmácias comunitárias no Reino Unido.

Protocolos de Situações Clínicas Ligeiras, Revisão da Medicação e Consulta Farmacêutica foram alguns dos serviços farmacêuticos que a OF teve a oportunidade de conhecer melhor através do contacto com estas entidades, ficando também a par dos métodos de implementação, regulação, avaliação e formação necessários para cada um.

O dia terminou com a realização de mais um "Get Together", uma iniciativa da OF para contacto com farmacêuticos portugueses residentes no estrangeiro, decorrido no Sandeman Quarter - Bar 1790 num ambiente descontraído e informal.