“Serviços Farmacêuticos e Geração de Evidência” foi o tema do Webinar de lançamento do Programa de Capacitação Científica da SRSRA-OF

24 Março 2023

A Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA-OF) lançou o Programa de Capacitação Científica, constituído por um percurso formativo que engloba cinco blocos, adequados a vários níveis de conhecimento. Esta iniciativa pretende capacitar os farmacêuticos e membros estudante da Ordem dos Farmacêuticos (OF) para a geração e utilização de evidência científica na sua prática profissional.

No âmbito do primeiro bloco formativo do Programa, denominado "Sensibilização”, decorreu no dia 15 de março o Webinar "Serviços Farmacêuticos e Geração de Evidência”, via plataforma Zoom.

Neste  evento, que contou com a presença do Bastonário da OF, Helder Mota Filipe, da Presidente da Associação Nacional das Farmácias, Ema Paulino, e dos farmacêuticos João Pinto Basto, membro da Comissão Executiva do Grupo maisfarmácia, e António Teixeira Rodrigues, Professor Auxiliar Convidado da Escola de Medicina da Universidade do Minho, foi apresentado um enquadramento do panorama atual dos serviços farmacêuticos em Portugal, evidenciando exemplos de sucesso como a vacinação, a testagem rápida à Covid-19 em farmácia comunitária e o programa "Troca de Seringas”. Adicionalmente, foram identificadas pelos preletores barreiras interpostas à geração de evidência, entre elas a escassez de recursos humanos e financiamento e a necessidade de adequar os recursos informáticos para o registo e documentação da atividade profissional.

Por fim, salientou-se a importância da geração de evidência como fator impulsionador para o reconhecimento do impacto dos serviços farmacêuticos em saúde e consequente valorização da profissão farmacêutica.

Saiba mais sobre o Programa de Capacitação Científica e acompanhe todas as iniciativas aqui.