SRSRA-OF Lança campanha no Dia Mundial da Saúde

06 Abril 2022
SRSRA-OF Lança campanha no Dia Mundial da Saúde
Assinala-se esta quinta-feira, 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que, este ano, celebra o planeta e a saúde. Saiba mais sobre as iniciativas da OMS no âmbito do Dia Mundial da Saúde aqui.

Esta efeméride estabelecida na Primeira Assembleia de Saúde, em 1948, entrou em vigor em 1950, com o propósito de conscientizar para um tema específico da saúde, destacando uma área prioritária de especial atenção por parte da OMS.

Em 2022, existe uma preocupação crescente com a pandemia, a poluição do planeta e o aumento da incidência de cancro, asma e doenças cardíacas, sendo o objetivo da OMS destacar ações urgentes para manter os seres humanos e o planeta saudáveis e promover um movimento para criar sociedades focado no bem-estar.

O Dia Mundial da Saúde é marcado por atividades que se estendem além do dia em si e serve como uma oportunidade para concentrar a atenção mundial em aspetos importantes da saúde global. Neste âmbito, a Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA-OF) desenvolveu uma campanha que pretende consciencializar a população para a correta utilização dos medicamentos, apelando à importância do ciclo de destruição do medicamento como medida que diminui o impacto da poluição para o planeta.  Os farmacêuticos têm um papel fundamental na consciencialização da sociedade civil para esta temática.

Ao longo do tempo este tem sido um tema de especial relevância na agenda da SRSRA-OF, traduzindo-se noutras iniciativas como o Webinar "Fármacos no Ambiente: fontes, efeitos e mitigação" e o artigo "A importância da sustentabilidade ambiental do medicamento” no âmbito da rubrica Valor do Farmacêutico: um compromisso para a saúde” publicado na revista Farmácia distribuição.

Esta campanha conta com o apoio da Valormed, sociedade responsável pela gestão dos resíduos de embalagens vazias e medicamentos fora de uso de origem doméstica.

Contamos com o seu apoio também?

Para tal, partilhamos de seguida as imagens para divulgação local e nas redes sociais.

Posters tamanhos A4 e A3
Para utilizar, clique com o botão do lado direito e guarde a imagem

Imagens para as redes sociais
Se desejar partilhar esta campanha nas redes sociais, poderá fazê-lo, utilizando as imagens disponíveis abaixo.

Para utilizar, clique com o botão do lado direito e guarde a imagem

Como usar as imagens para as redes sociais:

1. Siga-nos nas redes sociais

2. Identifique

A Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos e a Valormed.

3. Use os hashtags da campanha

#SRSRAOF #HealthierTomorrow #falecomoseufarmaceutico