Programa de Capacitação em Ética, Deontologia e Legislação Farmacêutica

Apresentação

O Programa de capacitação em Ética, Deontologia e Legislação Farmacêutica, desenvolvido pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas (SRSRA) da Ordem dos Farmacêuticos (OF), tem como objetivo aprofundar os conhecimentos dos farmacêuticos na área da ética, deontologia e legislação farmacêutica. Pretende-se ainda promover os princípios deontológicos da profissão bem como um exercício profissional com total autonomia deontológica, consciente e informado.

O programa inclui três fases distintas, que visam uma ação baseada na evidência e nas necessidades e especificidades dos farmacêuticos e o seu envolvimento no seio da sua Ordem:

Fase 1 - Levantamento de necessidades e conhecimentos

Esta fase correspondeu ao desenvolvimento e disseminação de um formulário de necessidades e conhecimentos dos farmacêuticos sobre Ética, Deontologia e Legislação Farmacêutica. Os resultados deste formulário, após devida análise, permitiram um alinhamento e adaptação dos conteúdos e questões abordadas na Fase 2 do programa.

Fase 2 - Capacitação e análise das principais questões éticas, deontológicas e legais

Desenvolvimento de conteúdos programáticos em formato de cursos assíncronos, webinares, etc, que abordem as principais questões éticas, deontológicas e legais que acompanhem a prática profissional quotidiana.
Além de uma abordagem teórico-prática, fundamentada em questões do dia-a-dia das diferentes áreas de intervenção farmacêutica, procurar-se-á fomentar uma prática reflexiva e de debate, com o objetivo de capacitar os farmacêuticos para o seu exercício profissional. Nesta fase, procurar-se-á o envolvimento de peritos de diferentes áreas profissionais, tais como eticistas, farmacêuticos e juristas.

Veja segmento das "Iniciativas" nesta página.

Fase 3 - Desenvolvimento de uma ferramenta de apoio à prática profissional

O programa concluirá com o desenvolvimento de um documento que compile as conclusões retiradas ao longo da iniciativa, que sirva para apoio à prática profissional dos farmacêuticos.

Fase a concretizar no futuro.

Iniciativas

Curso Dispensa de MSRM por farmacêuticos: uma abordagem prática

Outras iniciativas já desenvolvidas:

• Sessão sobre "Responsabilidade Civil do Farmacêutico” com o Professor Doutor André Dias Pereira (13 de setembro de 2021)

Recursos Adicionais

Conteúdos desenvolvidos pela Federação Internacional Farmacêutica (FIP) - Ética na Prática Farmacêutica

A FIP desenvolveu uma série de vídeos curtos com exercícios que fomentem o desenvolvimento profissional contínuo na área da Ética na profissão farmacêutica.
O objetivo destes vídeos aumentar a conscientização e o conhecimento sobre ética, fornecendo exemplos da vida real em cenários de dramatização com análises e conselhos sobre como defender os princípios éticos e prestar o melhor serviço aos cidadãos em situações críticas.

Alguns dos temas abordados são Privacidade e Confidencialidade, Autonomia profissional e Consumo indevido de medicamentos.

Aceda aqui.

Fip Development Goals

Esta iniciativa está alinhada com os seguintes FIP Development Goals:

Saiba mais sobre os FIP Development Goals aqui