Vacinação sazonal contra a gripe e a COVID-19

Enquadramento

A Portaria n.º 264/2023 estabelece o modelo de funcionamento da Campanha de Vacinação Sazonal do Outono-Inverno 2023-2024 contra a gripe e contra a COVID-19 em farmácias comunitárias.
Nesta nova época vacinal, todo o processo de vacinação contra a COVID-19 passará a ser internalizado nas estruturas do SNS, nomeadamente nos centros de saúde, e, na sequência da experiência passada positiva de administração da vacina antigripal, alargado às farmácias comunitárias.
A descentralização do processo e o trabalho conjunto entre SNS e farmácias comunitárias na imunização da população permitirá aos serviços de saúde realocar os profissionais noutras ações de âmbito vacinal e de acompanhamento aos utentes, promovendo ganhos em saúde, aliados a um maior conforto e proximidade para os utentes.
A campanha de vacinação teve início a 29 de setembro e tem decorrido em farmácias comunitárias, para as pessoas com 60 ou mais anos, e nos estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde, para as pessoas com menos de 60 anos e com doenças de risco definidas na norma.
A partir de janeiro de 2024, com a atualização das respetivas normas da DGS, a campanha de vacinação sazonal em farmácia comunitária foi alargada para as pessoas com 18 ou mais anos, no caso da vacina contra a COVID-19, e para as pessoas de 50 ou mais anos, no caso da vacina contra a gripe.

Notícias relacionadas: Farmacêuticos com papel ativo na renovação da terapêutica crónica e vacinação COVID-19 ; DGS publica norma sobre vacinação contra a COVID-19 ; Nova norma para  vacinação sazonal contra a Gripe

Competência Farmacêutica em Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis

A Ordem dos Farmacêuticos regista atualmente mais de 6.000 farmacêuticos com a Competência Farmacêutica em Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis ativa, a grande maioria distribuída por cerca de 2.356 farmácias aptas para a prestação deste serviço, uma vez que possuem nos seus quadros pelo menos um farmacêutico com esta competência ativa.
De acordo com o Regulamento para o Reconhecimento da Formação de Farmacêuticos em Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis em Farmácia Comunitária, a atribuição da respetiva Competência depende da realização de ações de formação em  Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis (reconhecidas pela OF) e em Suporte Básico de Vida.
A OF, com a colaboração de várias entidades, compilou um conjunto de formações em Suporte Básico de Vida e Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis (formação inicial e de recertificação) disponíveis para os farmacêuticos de norte a sul do país. Consulte aqui a lista de formações.
Acedendo à Secretaria Online da OF, os farmacêuticos podem confirmar a validade da sua Competência, no menu "Competências". Se não estiver visível, deve confirmar com a entidade formadora se foram enviadas informações para a OF sobre as ações de formação. Se realizou uma formação em Suporte Básico de Vida não creditada pela OF, garanta que fez o pedido de creditação individual.

Notícias relacionadas: Competência Farmacêutica em Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis

Formação sobre vacinas contra a gripe e contra a COVID-19

Ciente da novidade que a administração da inoculação de reforço contra a COVID-19 representa para todos os profissionais habilitados, a Ordem dos Farmacêuticos desenvolveu uma formação específica que visa atualizar os conhecimentos dos farmacêuticos sobre a vacina, por se tratar de um medicamento com características particulares.
Alerta-se, contudo, que a frequência, com aproveitamento, da ação de formação agora disponibilizada pela Ordem dos Farmacêuticos não confere a Competência Farmacêutica para Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis. Esta formação fornece informação mais aprofundada e atualizada sobre as características específicas da vacina contra a COVID-19 e sobre a sua administração no âmbito da presente Campanha. À medida que os farmacêuticos concluam com sucesso esta formação, a Ordem dos Farmacêuticos partilhará com o Infarmed a lista dos farmacêuticos capacitados.
Numa primeira fase a formação está disponível apenas para os farmacêuticos com a Competência Farmacêutica para Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis ativa ao dia 13 de setembro. A partir de dia 25 de setembro estará acessível a todos os farmacêuticos interessados.

Aceda aqui à Plataforma de Formação da OF para frequentar a formação.

Perguntas e Respostas

A OF compilou um conjunto de "Perguntas e Respostas" para apoiar os farmacêuticos, englobando questões relacionadas com formação para administração das vacinas, o processo logístico da vacinação e critérios de elegibilidade da população a ser inoculada nas farmácias comunitárias.
Esta página será atualizado sempre que considerado necessário, mediante as dúvidas que forem sendo reportadas aos serviços da OF e a divulgação de informações e orientações elaboradas pelas entidades envolvidas no processo. Os farmacêuticos deverão assim consultar periodicamente esta compilação.

Consulte aqui as "Perguntas e Respostas".