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Compreendi
Direção Nacional
 

SECRETARIA GERAL
  • Assessorar os Órgãos Sociais e os Conselhos Consultivos da Ordem, assegurando o suporte técnico e operacional à sua atividade, garantindo uma articulação entre todos;
  • Propor e executar a estratégia do Bastonário e da Direção Nacional da Ordem, em linha com o Plano de Atividades;
  • Monitorizar a evolução do setor, principalmente legislativa e relacionada com políticas de saúde, e propor medidas de ação em linha com a estratégia da Ordem;
  • Promover as relações institucionais da Ordem junto dos principais parceiros, em articulação com os Órgãos Sociais e os representantes externos da Ordem;
  • Propor e executar a estratégia de aproximação aos membros da Ordem, farmacêuticos e estudantes, tornando-a mais próxima e participada, em articulação com os serviços das Secções Regionais;
  • Propor e executar estratégias e procedimentos que potenciem a atualização dos dados pessoais e profissionais dos farmacêuticos e que permitam a manutenção de uma base de dados permanentemente atualizada, em articulação com os serviços das Secções Regionais.

SECRETARIA GERAL | ASSUNTOS FINANCEIROS
  • Planear, gerir e monitorizar os recursos financeiros, materiais e patrimoniais da Ordem, em articulação com os serviços das Secções Regionais;
  • Elaborar informação económica e financeira essencial para planeamento, gestão e monitorização dos recursos humanos, financeiros, materiais e patrimoniais da Ordem, em articulação com os serviços das Secções Regionais;
  • Elaborar os Orçamentos e as Contas anuais da Ordem;
  • Desenvolver e monitorizar planos e soluções de financiamento.

SECRETARIA GERAL | ASSUNTOS JURÍDICOS
  • Preparar, desenvolver e acompanhar as matérias de índole jurídica inerentes à atividade da Ordem e dos seus membros;
  • Assegurar o patrocínio jurídico da Ordem;
  • Apoiar juridicamente os membros da Ordem, nas matérias que se revelem adequadas e em articulação com os serviços das Secções Regionais;
  • Instruir e apoiar os processos disciplinares da Ordem, em articulação com os serviços das Secções Regionais.

SECRETARIA GERAL | COMUNICAÇÃO E MARKETING INSTITUCIONAL
  • Promover a marca "Ordem dos Farmacêuticos” junto dos cidadãos, dos farmacêuticos e das entidades que se relacionam com o setor farmacêutico;
  • Comunicar a atividade dos Órgãos Sociais e dos Conselhos Consultivos da Ordem;
  • Colaborar na organização de eventos externos e visitas a Unidades de Saúde e Serviços Farmacêuticos;
  • Colaborar com os órgãos de comunicação social e com os parceiros institucionais e comerciais na promoção da estratégia da Ordem;
  • Propor e executar a estratégia de comunicação da Ordem para as suas plataformas digitais e para as suas publicações periódicas e não periódicas, em articulação com os serviços das Secções Regionais;
  • Coordenar a redação da informação relevante a comunicar aos cidadãos, aos farmacêuticos e às entidades que se relacionam com o setor farmacêutico;
  • Desenvolver e gerir conteúdos multimédia de suporte às comunicações da Ordem.

ASSUNTOS PROFISSIONAIS
  • Propor e executar a estratégia da Ordem para as áreas em que é atribuída uma especialidade farmacêutica, em linha com o Plano de Atividades e com o regulamento dos Colégios de Especialidade;
  • Apoiar técnica e deontologicamente as matérias que se relacionam com a atividade profissional farmacêutica nas diversas áreas de intervenção, tendo em vista esclarecer as entidades e os farmacêuticos e contribuir para a elaboração de normativos profissionais;
  • Assegurar o suporte técnico à atividade dos Conselhos dos Colégios de Especialidade e respetivos grupos  de trabalho e dos Grupos Profissionais;
  • Coordenar os processos de atribuição de especialidades, subespecialidades e competências farmacêuticas, nos termos das épocas de candidatura;
  • Propor e executar a estratégia da Ordem para o desenvolvimento de carreiras farmacêuticas nas diversas áreas e potenciar a empregabilidade farmacêutica.

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
  • Monitorizar a atividade das instituições de ensino superior que lecionam cursos relacionados com as Ciências Farmacêuticas, em ambiente de pré e pós-graduação, e propor medidas de ação em linha com a estratégia da Ordem;
  • Propor e executar a estratégia da Ordem para o desenvolvimento profissional contínuo, em linha com o Plano de Atividades e com os regulamentos internos de qualificação e de competências farmacêuticas;
  • Propor e executar a estratégia da Ordem para o desenvolvimento de carreiras farmacêuticas nas diversas áreas e potenciar a empregabilidade farmacêutica;
  • Gerir os pedidos de creditação de atividades, efetuados por entidades e por farmacêuticos;
  • Apoiar o desenvolvimento de novas competências e monitorizar a sua evolução;
  • Elaborar informação estatística relevante e potenciar a ação reguladora da Ordem em matérias relacionadas com o exercício do ato farmacêutico e o desenvolvimento profissional contínuo.

RELAÇÕES INTERNACIONAIS
  • Monitorizar a evolução do setor a nível internacional, particularmente a nível europeu, e promover as relações institucionais da Ordem junto das instituições congéneres estrangeiras, e outras, em articulação com os Órgãos Sociais e os representantes externos da Ordem, promovendo a partilha de boas práticas profissionais;
  • Apoiar o desenvolvimento de novos serviços farmacêuticos e monitorizar a sua evolução;
  • Monitorizar a evolução da atividade legislativa europeia e propor medidas de ação em linha com a estratégia da Ordem;
  • Propor e executar a estratégia da Ordem para a colaboração com os países de língua oficial portuguesa na área farmacêutica e em todas aquelas que contribuam para a defesa da saúde pública desses países, em linha com o Plano de Atividades;
  • Apoiar os titulares de habilitações académicas estrangeiras obtidas fora de Portugal, de acordo com o Estatuto e o regulamento de admissão, em articulação com os serviços das Secções Regionais;
  • Coordenar e gerir os processos de farmacêuticos no sistema de informação do mercado interno da União Europeia.

CENTRO DE INFORMAÇÃO DO MEDICAMENTO
  • Assessorar os Órgãos Sociais, os Conselhos Consultivos e a Secretaria Geral da Ordem na área científica, designadamente nas matérias relacionadas com medicamentos, produtos de saúde, terapêuticas, segurança do doente e intervenção farmacêutica;
  • Assegurar um serviço de consultas de informação sobre medicamentos, produtos de saúde e terapêuticas;
  • Disponibilizar informação objetiva, independente, avaliada e atualizada para apoiar a tomada de decisão relacionada com o uso dos medicamentos, promovendo o seu uso correto;
  • Colaborar com entidades externas em matérias relacionadas com medicamentos, produtos de saúde e terapêuticas; 
  • Recolher, selecionar e avaliar as fontes de informação sobre medicamentos, produtos de saúde e terapêuticas;
  • Apoiar a manutenção, a organização e a atualização da biblioteca da Ordem e da bibliografia científica do CIM;
  • Contribuir para a formação de farmacêuticos e estudantes do mestrado integrado em ciências farmacêuticas.

SUPORTE OPERACIONAL
  • Prestar suporte operacional a toda a estrutura da Ordem, em articulação com as Secções Regionais, nomeadamente no que se relaciona com:
    • Admissão de membros da Ordem, identificação profissional e atualização de dados pessoais e profissionais;
    • Compilação e tratamento de informação estatística;
    • Compras e fornecimento de bens e serviços e relação com fornecedores e clientes;
    • Contacto com farmacêuticos, estudantes e entidades;
    • Emissão e organização de documentação contabilística e financeira;
    • Gestão e expedição de correspondência;
    • Gestão da plataforma de gestão documental;
    • Gestão de inventário;
    • Gestão de arquivo;
    • Manutenção das infraestruturas;
    • Manutenção do parque automóvel;
    • Realização de atividades, eventos, projetos e reuniões;
    • Relacionamento com parceiros institucionais e comerciais;
    • Receção e atendimento telefónico;
    • Serviços de transporte e de estafeta.