Direção Nacional
SECRETARIA GERAL |
- Assessorar os Órgãos Sociais e os Conselhos Consultivos da Ordem, assegurando o suporte técnico e operacional à sua atividade, garantindo uma articulação entre todos;
- Propor e executar a estratégia do Bastonário e da Direção Nacional da Ordem, em linha com o Plano de Atividades;
- Monitorizar a evolução do setor, principalmente legislativa e relacionada com políticas de saúde, e propor medidas de ação em linha com a estratégia da Ordem;
- Promover as relações institucionais da Ordem junto dos principais parceiros, em articulação com os Órgãos Sociais e os representantes externos da Ordem;
- Propor e executar a estratégia de aproximação aos membros da Ordem, farmacêuticos e estudantes, tornando-a mais próxima e participada, em articulação com os serviços das Secções Regionais;
- Propor e executar estratégias e procedimentos que potenciem a atualização dos dados pessoais e profissionais dos farmacêuticos e que permitam a manutenção de uma base de dados permanentemente atualizada, em articulação com os serviços das Secções Regionais.
SECRETARIA GERAL | ASSUNTOS FINANCEIROS |
- Planear, gerir e monitorizar os recursos financeiros, materiais e patrimoniais da Ordem, em articulação com os serviços das Secções Regionais;
- Elaborar informação económica e financeira essencial para planeamento, gestão e monitorização dos recursos humanos, financeiros, materiais e patrimoniais da Ordem, em articulação com os serviços das Secções Regionais;
- Elaborar os Orçamentos e as Contas anuais da Ordem;
- Desenvolver e monitorizar planos e soluções de financiamento.
SECRETARIA GERAL | ASSUNTOS JURÍDICOS |
- Preparar, desenvolver e acompanhar as matérias de índole jurídica inerentes à atividade da Ordem e dos seus membros;
- Assegurar o patrocínio jurídico da Ordem;
- Apoiar juridicamente os membros da Ordem, nas matérias que se revelem adequadas e em articulação com os serviços das Secções Regionais;
- Instruir e apoiar os processos disciplinares da Ordem, em articulação com os serviços das Secções Regionais.
SECRETARIA GERAL | COMUNICAÇÃO E MARKETING INSTITUCIONAL |
- Promover a marca "Ordem dos Farmacêuticos” junto dos cidadãos, dos farmacêuticos e das entidades que se relacionam com o setor farmacêutico;
- Comunicar a atividade dos Órgãos Sociais e dos Conselhos Consultivos da Ordem;
- Colaborar na organização de eventos externos e visitas a Unidades de Saúde e Serviços Farmacêuticos;
- Colaborar com os órgãos de comunicação social e com os parceiros institucionais e comerciais na promoção da estratégia da Ordem;
- Propor e executar a estratégia de comunicação da Ordem para as suas plataformas digitais e para as suas publicações periódicas e não periódicas, em articulação com os serviços das Secções Regionais;
- Coordenar a redação da informação relevante a comunicar aos cidadãos, aos farmacêuticos e às entidades que se relacionam com o setor farmacêutico;
- Desenvolver e gerir conteúdos multimédia de suporte às comunicações da Ordem.
ASSUNTOS PROFISSIONAIS |
- Propor e executar a estratégia da Ordem para as áreas em que é atribuída uma especialidade farmacêutica, em linha com o Plano de Atividades e com o regulamento dos Colégios de Especialidade;
- Apoiar técnica e deontologicamente as matérias que se relacionam com a atividade profissional farmacêutica nas diversas áreas de intervenção, tendo em vista esclarecer as entidades e os farmacêuticos e contribuir para a elaboração de normativos profissionais;
- Assegurar o suporte técnico à atividade dos Conselhos dos Colégios de Especialidade e respetivos grupos de trabalho e dos Grupos Profissionais;
- Coordenar os processos de atribuição de especialidades, subespecialidades e competências farmacêuticas, nos termos das épocas de candidatura;
- Propor e executar a estratégia da Ordem para o desenvolvimento de carreiras farmacêuticas nas diversas áreas e potenciar a empregabilidade farmacêutica.
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL |
- Monitorizar a atividade das instituições de ensino superior que lecionam cursos relacionados com as Ciências Farmacêuticas, em ambiente de pré e pós-graduação, e propor medidas de ação em linha com a estratégia da Ordem;
- Propor e executar a estratégia da Ordem para o desenvolvimento profissional contínuo, em linha com o Plano de Atividades e com os regulamentos internos de qualificação e de competências farmacêuticas;
- Propor e executar a estratégia da Ordem para o desenvolvimento de carreiras farmacêuticas nas diversas áreas e potenciar a empregabilidade farmacêutica;
- Gerir os pedidos de creditação de atividades, efetuados por entidades e por farmacêuticos;
- Apoiar o desenvolvimento de novas competências e monitorizar a sua evolução;
- Elaborar informação estatística relevante e potenciar a ação reguladora da Ordem em matérias relacionadas com o exercício do ato farmacêutico e o desenvolvimento profissional contínuo.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS |
- Monitorizar a evolução do setor a nível internacional, particularmente a nível europeu, e promover as relações institucionais da Ordem junto das instituições congéneres estrangeiras, e outras, em articulação com os Órgãos Sociais e os representantes externos da Ordem, promovendo a partilha de boas práticas profissionais;
- Apoiar o desenvolvimento de novos serviços farmacêuticos e monitorizar a sua evolução;
- Monitorizar a evolução da atividade legislativa europeia e propor medidas de ação em linha com a estratégia da Ordem;
- Propor e executar a estratégia da Ordem para a colaboração com os países de língua oficial portuguesa na área farmacêutica e em todas aquelas que contribuam para a defesa da saúde pública desses países, em linha com o Plano de Atividades;
- Apoiar os titulares de habilitações académicas estrangeiras obtidas fora de Portugal, de acordo com o Estatuto e o regulamento de admissão, em articulação com os serviços das Secções Regionais;
- Coordenar e gerir os processos de farmacêuticos no sistema de informação do mercado interno da União Europeia.
CENTRO DE INFORMAÇÃO DO MEDICAMENTO |
- Assessorar os Órgãos Sociais, os Conselhos Consultivos e a Secretaria Geral da Ordem na área científica, designadamente nas matérias relacionadas com medicamentos, produtos de saúde, terapêuticas, segurança do doente e intervenção farmacêutica;
- Assegurar um serviço de consultas de informação sobre medicamentos, produtos de saúde e terapêuticas;
- Disponibilizar informação objetiva, independente, avaliada e atualizada para apoiar a tomada de decisão relacionada com o uso dos medicamentos, promovendo o seu uso correto;
- Colaborar com entidades externas em matérias relacionadas com medicamentos, produtos de saúde e terapêuticas;
- Recolher, selecionar e avaliar as fontes de informação sobre medicamentos, produtos de saúde e terapêuticas;
- Apoiar a manutenção, a organização e a atualização da biblioteca da Ordem e da bibliografia científica do CIM;
- Contribuir para a formação de farmacêuticos e estudantes do mestrado integrado em ciências farmacêuticas.
SUPORTE OPERACIONAL |
- Prestar suporte operacional a toda a estrutura da Ordem, em articulação com as Secções Regionais, nomeadamente no que se relaciona com:
- Admissão de membros da Ordem, identificação profissional e atualização de dados pessoais e profissionais;
- Compilação e tratamento de informação estatística;
- Compras e fornecimento de bens e serviços e relação com fornecedores e clientes;
- Contacto com farmacêuticos, estudantes e entidades;
- Emissão e organização de documentação contabilística e financeira;
- Gestão e expedição de correspondência;
- Gestão da plataforma de gestão documental;
- Gestão de inventário;
- Gestão de arquivo;
- Manutenção das infraestruturas;
- Manutenção do parque automóvel;
- Realização de atividades, eventos, projetos e reuniões;
- Relacionamento com parceiros institucionais e comerciais;
- Receção e atendimento telefónico;
- Serviços de transporte e de estafeta.