António Mendonça reeleito presidente do CNOP

08 Janeiro 2024
O bastonário da Ordem dos Economistas, António Mendonça, foi reeleito presidente do Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP). Os representantes das 20 ordens profissionais que integram o CNOP elegeram os novos órgãos sociais para o triénio 2024-2026. O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, integra o Conselho Fiscal.

O presidente reeleito propõe-se a "defender o papel das ordens profissionais, enquanto instituições transparentes de defesa e garantia do exercício responsável, competente e ético, das profissões representadas, tendo sempre como referência a salvaguarda do interesse público”, refere o comunicado do CNOP.

António Mendonça considera que ordens profissionais devem ser encaradas "como um fator sistémico de inovação e de dinamização económica e social”.

O sufrágio realizado a 4 de janeiro determinou a composição dos órgãos sociais do CNOP entre 2024 e 2026.

Para a mesa da Assembleia Geral, foram eleitas Maria de Jesus Fernandes, bastonária da Ordem dos Biólogos (presidente), Fernanda Almeida Pinheiro, bastonária da Ordem dos Advogados, e Liliana Sousa, bastonária da Ordem dos Nutricionistas.

Para o Conselho Fiscal foram eleitos Miguel Pavão, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (presidente), Hélder Mota Filipe, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, e Avelino Oliveira, presidente da Ordem dos Arquitetos.

"Após a realização deste ato eleitoral, foi deliberado associar o CNOP às comemorações dos 50 anos de restauração da Democracia no nosso país, uma vez que 16 das 20 ordens profissionais existentes foram criadas após o 25 de abril, e as restantes foram reconhecidas, à época, como bastiões da defesa dos direitos cívicos, durante o período do Estado Novo”, indica o comunicado.