Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Bastonário e secretário regional analisam serviços farmacêuticos na Madeira

24 Março 2023
Bastonário e secretário regional analisam serviços farmacêuticos na Madeira
O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Helder Mota Filipe, deslocou-se à Região Autónoma da Madeira (RAM), para um encontro com o secretário regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, no qual foi analisada a cobertura medicamentosa e assistencial farmacêutica no arquipélago e a implementação de serviços farmacêuticos de valor acrescentado para os utentes.
A reunião contou também com a participação do representante da OF na RAM, Tiago Magro. Os dois responsáveis apresentaram ao governante a possibilidade de alargar a toda a ilha mais serviços farmacêuticos, particularmente os serviços de preparação individualizada da medicação, de dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade e de renovação da terapêutica a doentes crónicos.

Em análise estiveram ainda alguns temas com elevada atualidade, fruto da conjuntura atual do mercado farmacêuticos português e europeu. O bastonário explicou que o problema da falta de medicamentos tem múltiplas razões, a principal das quais relacionadas com a guerra na Ucrânia e suas consequências, mas justifica-se também com um regime de formação e revisão dos preços dos medicamentos que estimula a exportação de medicamentos para mercados com preços mais elevados.