Comunicado OF: Farmacêuticos disponíveis para colaborar com novo executivo

28 Março 2024
Luís Montenegro, primeiro-ministro indigitado, apresentou esta tarde ao Senhor Presidente da República o novo elenco governativo, que tomará posse no próximo dia 2 de abril. De entre os nomes que assumirão responsabilidades no novo Governo de Portugal, destaque para Ana Paula Martins que assumirá a área da Saúde.

Ana Paula Martins, que tomou posse como deputada à Assembleia da República esta terça-feira, foi bastonária da Ordem dos Farmacêuticos entre 2016 e 2021, tornando-se na primeira farmacêutica a liderar o Ministério da Saúde.

O novo Governo inicia funções num momento difícil para o país em diversas áreas, nomeadamente na Saúde, com degradação dos serviços, dificuldade de acesso por parte dos utentes e com um processo de reorganização da estrutura do SNS em curso. Esta degradação tem-se verificado de forma mais significativa e preocupante nos serviços farmacêuticos hospitalares, em termos materiais mas, principalmente, no que se refere às condições do exercício profissional dos farmacêuticos.

"Espero da ministra da saúde uma atenção particular para este problema que põe em risco o bom funcionamento dos cuidados hospitalares. É fundamental que os farmacêuticos do SNS vejam a sua função valorizada, relativamente à progressão na carreira e aos níveis remuneratórios, quer em termos absolutos, quer em comparação com outras carreiras do SNS", destaca o Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos.

Os farmacêuticos têm demonstrado ser parte da solução relativamente às dificuldades enfrentadas pelo SNS e estão dispostos a aprofundar essa colaboração com o Ministério da Saúde. Com a contribuição dos farmacêuticos é possível tornar um SNS mais sustentável, assente numa adequada gestão dos seus recursos humanos, materiais e financeiros, capaz de potenciar o envolvimento e a integração de toda a capacidade instalada no País.

A disponibilidade da Ordem dos Farmacêuticos para colaborar com o novo Governo é total no interesse da saúde dos cidadãos.

Lisboa, 28 de março de 2024.

A Ordem dos Farmacêuticos