Conselho Farmacêutico Nacional debateu desafios da profissão

30 Novembro 2023
A Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos (OF) reuniu o Conselho Farmacêutico Nacional para analisar as implicações da proposta de revisão do Estatuto da OF e conhecer os resultados preliminares do estudo realizado pelo Conselho de Jovens Farmacêuticos sobre a demografia da profissão, tendências de evolução e de desenvolvimento profissional.

No início da reunião, o bastonário apresentou as linhas de intervenção da instituição durante o seu mandato. Helder Mota Filipe apontou três desafios estruturais para profissão: atratividade, transformação e desenvolvimento, explicando as iniciativas desenvolvidas pela OF em cada um destes eixos.

Referiu também o processo de reorganização interna na OF e alguns projetos mais emblemáticos para a profissão, como a renovação da sede da OF e a realização do Congresso Nacional dos Farmacêuticos em 2024.

O processo de revisão do Estatuto da OF, decorrente da nova lei-quadro das associações públicas profissionais, foi apresentado pelo secretário-geral da OF, Ricardo Santos, que efetuou uma resenha cronológica sobre o processo legislativo, lembrando as sucessivas intervenções da OF em cada momento.

Os conselheiros ficaram também a conhecer os primeiros resultados de um trabalho que está a ser realizado pelo Conselho de Jovens Farmacêuticos, presidido por Bruno Macedo, que visa a caracterização da profissão e uma análise sobre os percursos e áreas de desenvolvimento profissional dos farmacêuticos.

O Conselho Farmacêutico Nacional é um órgão consultivo da Direção Nacional, presidido por Miguel Silvestre, que congrega a classe farmacêutica, as associações setoriais e a academia para uma reflexão sobre temas relevantes para a profissão farmacêutica.