Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Consulta Pública sobre Norma para dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade

22 Março 2023
Consulta Pública sobre Norma para dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade
A Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos (OF) aprovou para Consulta Pública a proposta de norma profissional desenvolvida pelos Conselhos dos Colégios de Especialidade de Farmácia Comunitária e de Farmácia Hospitalar sobre a dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade.
O documento foi também enviado às autoridades, parceiros e representantes dos doentes para receção de contributos e comentários até ao dia 5 de maio.
A proposta de Norma Geral agora em Consulta Pública aplica-se ao serviço de dispensa em proximidade em todas as Unidades de Saúde de Proximidade, onde se incluem as Unidades de Cuidados de Saúde Primários, Hospitalares e Farmácias Comunitárias.

De acordo com a proposta, a dispensa deve ser sempre realizada sob supervisão de um farmacêutico, preferencialmente especialista, com formação e conhecimentos atualizados sobre o processo de dispensa em proximidade, nomeadamente sobre as classes terapêuticas integradas, farmacoterapia e farmacovigilância.

Os farmacêuticos responsáveis pela prestação do serviço devem ter acesso a dados clínicos relevantes, registar a dispensa e outras intervenções junto dos utentes. O serviço deve estar suportado num sistema de informação e monitorização que garanta a integração, a interoperabilidade, a comunicação bidirecional e a articulação entre os vários níveis de cuidados e profissionais envolvidos nos cuidados ao utente.

A dispensa em proximidade estará igualmente suportada em protocolos de intervenção profissional para cada patologia e/ou terapêutica incluída no serviço.

A norma refere ainda que a elegibilidade dos utentes para integração no programa está condicionada a uma situação clínica e terapêutica estabilizada, confirmada pelo médico assistente, compromisso com a adesão à terapêutica e cuidados de saúde hospitalares, nomeadamente comparência às consultas médicas e farmacêuticas agendadas. 
  
O processo é conduzido pela Farmácia Hospitalar, em coordenação com os farmacêuticos das Unidades de Saúde de Proximidade selecionadas pelos utentes, de forma a agilizar o processo de transferência de prescrições, nomeadamente a informação sobre o esquema terapêutico completo e posologia e guias de tratamento.

A regulamentação do serviço de dispensa de medicamentos de uso exclusivo hospitalar em regime de proximidade está prevista no Orçamento de Estado para o corrente ano. A OF assumiu o compromisso de desenvolver novos referenciais técnicos para a implementação do serviço em unidades de saúde de proximidade.

Clique para aceder aos documentos em Consulta Pública.