Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

FIP destaca contribuição dos farmacêuticos para cobertura vacinal

05 Maio 2022
FIP destaca contribuição dos farmacêuticos para cobertura vacinal
“Os farmacêuticos estão a contribuir para expandir a cobertura de vacinação a nível mundial, reduzindo assim doenças e mortes por doenças evitáveis por vacinação”. Esta é a principal conclusão do novo relatório publicado pela Federação Farmacêutica Internacional (FIP) com o título “Defender a expansão do papel do farmacêutico na vacinação: Uma visão sobre o reforço da difteria-tétano-tosse convulsa, vacinação contra a COVID-19 e meningites”.

O novo relatório fornece informações de 36 países de todo o mundo sobre o papel dos farmacêuticos nos serviços de vacinação. Os novos dados mostram uma expansão da sua intervenção desde a publicação do relatório de 2020, justificada pelos autores com a necessidade de vacinação urgente e em massa como resultado da pandemia da COVID-19.

De acordo com este trabalho, a administração de vacinas em farmácias comunitárias ocorre em 78% dos países consultados. Em um terço dos países os farmacêuticos estão também autorizados a prescrever algumas vacinas.

"As provas do impacto dos farmacêuticos na melhoria da cobertura vacinal a nível global estão a crescer. A pandemia da COVID-19 tem proporcionado mais afirmação da acessibilidade e disponibilidade dos farmacêuticos como fornecedores de primeira linha de cuidados centrados nas pessoas", referiu o responsável da FIP, Christopher John. "Além da pandemia, os esforços para apoiar e expandir os serviços de vacinação baseados em farmácias devem continuar como uma via necessária para alcançar uma cobertura de saúde universal", acrescentou.

O novo relatório pode ser encontrado aqui.