Formação sobre medicamentos manipulados na Regional do Centro

28 Maio 2019
Formação sobre medicamentos manipulados na Regional do Centro
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Farmacêuticos (SRC-OF) organizou, no dia 24 de maio, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC), o curso “Manipulados – da teoria à inovação”, que para além de uma componente teórica de enquadramento legal e regulamentar, incluiu ainda uma componente técnico-prática nos laboratórios da FFUC.
Durante o período da manhã, o curso teve como palestrantes o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos entre 2009 e 2016, Carlos Maurício Barbosa, que apresentou os aspetos éticos, deontológicos e regulamentares associados aos medicamentos manipulados, bem como responsáveis da empresa Fagron, Alexandre Nogueira e Marta Martínez, que apresentaram um conjunto de formulações inovadoras na área dos manipulados. Por fim, Aline Soares apresentou a realidade brasileira no que concerne à manipulação de medicamentos, com farmácias exclusivamente dedicadas à manipulação, num mercado concorrencial ao da indústria farmacêutica.

O período da tarde, que decorreu nos laboratórios de tecnologia farmacêutica da Faculdade, foi integralmente dedicado à preparação de fórmulas inovadoras, pelos formandos, com o apoio e sob a orientação dos formadores.

Como nota final, importa realçar que, ao longo do curso, a ideia central que emergiu de todas as apresentações foi a de que a manipulação de medicamentos, mais do que uma representação do passado dos farmacêuticos, se tem vindo a assumir cada vez mais como o futuro, permitindo dar uma resposta individualizada e desenhada especificamente para as necessidades de cada doente em particular.