Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Grupo Farmácia Latina discutiu a atualidade do setor em Barcelona

23 Março 2023
Grupo Farmácia Latina discutiu a atualidade do setor em Barcelona
Decorreu em Barcelona, entre os dias 16 e 17 de março, o encontro do Grupo Farmácia Latina, um consórcio informal que congrega representantes dos farmacêuticos e farmácias comunitárias de Portugal, Espanha, França e Itália. Esta reunião teve o objetivo de discutir e partilhar experiências relativas aos principais temas da atualidade farmacêutica como a dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade, a criação de novos serviços farmacêuticos e a vacinação por farmacêuticos.
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) esteve representada pelo bastonário, Helder Mota Filipe, e pela secretária técnica para as Relações Internacionais, Leonor Soares, tendo participado na sessão dedicada à expansão do papel do farmacêuticos na vacinação.

A representação lusa contou ainda com uma comitiva da Associação Nacional das Farmácias (ANF), constituída pela presidente, Ema Paulino, e pelos farmacêuticos Manuel Talhinhas e Teresa Almeida, que interviram nas sessões dedicadas à dispensa de medicamentos hospitalares em farmácia comunitária e ao desenvolvimento do papel assistencial do farmacêutico.

Ao longo destes dois dias foram ainda discutidos outros projetos que se encontram em desenvolvimento nos países participantes, como os serviços de telemedicina e de vacinação em Itália e o sistema de garantia de qualidade em farmácias comunitárias em França.

Novos modelos de remuneração de serviços farmacêuticos, testagem COVID-19 em farmácias comunitárias e o contributo das farmácias para a coesão territorial foram outros temas abordados neste encontro da Farmácia Latina.

A próxima reunião da Farmácia Latina realiza-se em 2024, em Portugal.