Novos órgãos sociais na APJF

16 Fevereiro 2024
Novos órgãos sociais na APJF
Os membros dos novos órgãos sociais da Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF) tomaram posse a 16 de fevereiro, numa cerimónia realizada no auditório do Infarmed, em Lisboa. Lucas Chambel assume a presidência da associação no próximo biénio 2024-2025. Presente no ato de posse dos jovens farmacêuticos, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF) recordou o histórico de colaboração entre as duas organizações e os importantes contributos que os jovens farmacêuticos aportam para o desenvolvimento e regulação da profissão.

O novo presidente da APJF apresentou algumas prioridades para o mandato, apelando à proatividade e intervenção dos jovens farmacêuticos na definição do rumo da sua profissão. Entre as iniciativas reveladas pelo novo presidente está a realização de um debate sobre as próximas eleições legislativas, com o título "Prioridades para o Ecossistema Farmacêutico e da Saúde”, no dia 26 de fevereiro, no Auditório de Centro de Ciência Viva, em Lisboa.

O bastonário da OF destacou, de forma particular, o trabalho desenvolvido pelo Conselho de Jovens Farmacêuticos, que analisou a evolução demográfica dos farmacêuticos por área profissional, bem como dos fluxos de transição de situação profissional e o potencial de especialização dos farmacêuticos.

Helder Mota Filipe lembrou a evolução do número de farmacêuticos desde o início do século, associada ao número crescente de faculdades que lecionam o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas. Atualmente, mais de 60% dos farmacêuticos em exercício têm menos de 45 anos.

Na sua intervenção durante a tomada de posse dos novos dirigentes da APJF, o bastonário apelou ao desenvolvimento profissional dos farmacêuticos, explicando que a aquisição de conhecimentos não se esgota nas faculdades.

A estratégia da OF para o desenvolvimento profissional está assente na aquisição de competências, na especialização e na diferenciação. Fatores que o bastonário considera determinantes para progressão profissional e para valorização dos farmacêuticos no mercado de trabalho.