Ordem ausculta Indústria Farmacêutica

13 Abril 2022
Ordem ausculta Indústria Farmacêutica
O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Helder Mota Filipe, visitou ontem a nova fábrica do Laboratório Edol, num dia dedicado à Indústria Farmacêutica. A manhã começou com uma reunião com o Conselho e Especialidade de Indústria Farmacêutica da Ordem dos Farmacêuticos (CCEIF-OF), tendo estado presente Paula Teixeira, presidente do CCEIF-OF, bem como Elvira Raposo e João Carlos Lopes, membros do Conselho do Colégio.
O desenvolvimento de competências farmacêuticas na área de Indústria Farmacêutica foi um dos principais temas abordados na reunião com o CCEIF-OF, num encontro que se mostrou profícuo no alinhamento de prioridades e objetivos para esta área. A necessidade de demonstrar a importância da indústria farmacêutica para o desenvolvimento de Portugal foi outro ponto abordado, bem como as dificuldades que o setor atravessa atualmente.

À chegada ao Laboratório Edol, o bastonário, o diretor nacional da OF, Rui Pinto, e os membros do CCEIF-OF foram recebidos por  Carlos Setra, presidente do Conselho de Administração do Laboratório Edol, que apresentou as novas instalações em Carnaxide, onde espera aumentar a capacidade produtiva. Esta nova unidade destinar-se-á principalmente ao desenvolvimento de produtos farmacêuticos da área da oftalmologia, nomeadamente pomadas oftálmicas e colírios com e sem conservantes. Para o bastonário "a indústria farmacêutica de produção nacional é um serviço estratégico, não só para a saúde, mas também para a economia nacional".

Carlos Setra manifestou as suas preocupações, principalmente no que concerne à quebra no mercado, escassez de matérias primas e aumento dos preços, devido à crise pandémica seguida da crise geopolítica atual na Ucrânia. Alertou, também, para a necessidade de criar e desenvolver novas competências farmacêuticas na área da indústria, como, por exemplo, na área de oftalmologia.