Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Portugueses concordam com vacinação nas farmácias

26 Fevereiro 2024
De acordo com os resultados de um inquérito realizado pela Associação Nacional das Farmácias (ANF), em parceria com a Spirituc Investigação Aplicada, a grande maioria dos portugueses (94,8%) concorda com a administração de vacinas contra a gripe e a COVID-19 por farmacêuticos em farmácias comunitárias. A acessibilidade é um dos principais motivos apontados para a escolha da farmácia como local de vacinação.

O questionário foi realizado em dois momentos: antes do início da época vacinal, em setembro do ano passado, e durante a época vacinal, entre final de janeiro e início de fevereiro, tendo sido obtidas cerca de 2600 respostas válidas.

A quase totalidade dos participantes foi vacinada contra a gripe e a COVID-19 no mesmo local. Os participantes que foram vacinados em outro local que não a farmácia também aceitariam vacinar-se nas farmácias comunitárias.

Os resultados do questionário confirmaram também os elevados níveis de satisfação da população portuguesa com a vacinação na presente época vacinal, superiores aos registados no ano passado.

Entre as dimensões analisadas estiveram a disponibilidade de horário, o tempo de espera para vacinação, a competência dos profissionais de saúde e a localização geográfica.

Os dados avançados pela Direção-Geral da Saúde indicam que foram administradas quase 4,5 milhões de vacinas durante a campanha de vacinação sazonal contra a gripe e a COVID-19 no outono-inverno 2023-2024.

A grande maioria da população foi imunizada das farmácias comunitárias (70%), registando-se uma cobertura vacinal superior à meta de 75% estabelecida pela Organização Mundial de Saúde para a população acima dos 80 anos.