Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

SRSRA-OF oferece Coletânea Geração Saudável a Crianças com Diabetes

20 Abril 2022
SRSRA-OF oferece Coletânea Geração Saudável a Crianças com Diabetes

Por ocasião da Dia Internacional do Livro Infantil, a Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas (SRSRA) da Ordem dos Farmacêuticos (OF), ofereceu a coletânea da iniciativa Geração Saudável às crianças e jovens da Consulta pediátrica de Diabetes do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF). Com o objetivo de promover a literacia para a saúde, tanto no que respeita à Diabetes, como ao Uso Responsável do Medicamento, Luís Lourenço, em representação da Direção Regional do Sul e Regiões Autónomas, realizou uma visita ao HFF para realizar a doação.

"Esta iniciativa vem no seguimento do projeto "Geração Saudável”, que a Direção da SRSRA-OF desenvolve desde 2012, com o objetivo da promoção e educação para a Saúde nas Escolas. Desde essa altura que desenvolvemos materiais – livros e outros suportes físicos – e toda uma estrutura, de forma a fazermos este trabalho junto das escolas dos distritos de Beja, Évora, Faro, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal e ainda nas Regiões Autónomas. Recentemente, o projeto sofreu uma transformação digital, com a criação de uma plataforma de capacitação de farmacêuticos, permitindo melhorar a abrangência da iniciativa, alargando a sua execução a nível nacional.”, refere Luís Lourenço.

"Achámos por bem contactar outras instituições que trabalhem com crianças e, aproveitámos este Dia Internacional do Livro Infantil, para aumentar a literacia em saúde das crianças da Consulta de Diabetes Pediátrica, contribuindo também para o trabalho dos profissionais de saúde que as acompanham, nomeadamente os médicos e os enfermeiros responsáveis pela Consulta.” refere ainda Luís Lourenço, discorrendo sobre a visita.

 

"A Consulta de Diabetes Pediátrica do nosso hospital segue uma média de 50 crianças e jovens com diabetes, até aos 18 anos. A diabetes, como doença crónica, necessita do desenvolvimento de competências nas crianças e educadores. A leitura é uma metodologia de aprendizagem que a criança pode utilizar sozinha, em família, com os amigos e na escola. A equipa desta consulta promove e valoriza estas iniciativas que são sempre uma mais-valia, na educação em saúde. Aprender a "brincar” é mais fácil e é sempre agradável receber ‘um presente’, sobretudo quando vêm a uma consulta hospitalar”, afirma Fernanda Dantas, enfermeira-chefe das consultas externas do HFF.

 

As crianças da Consulta de Diabetes Pediátrica do HFF receberam dois livros, a "Ilha dos Diabretes” e "Atento ao Medicamento”, ambos integrantes o Plano Nacional de Leitura – Ler+ desde 2016.