
Caras e Caros Colegas,
É com sentido de responsabilidade e compromisso que, enquanto Bastonário, reafirmo a missão da Ordem dos Farmacêuticos de representar e valorizar os farmacêuticos, regular o exercício profissional e defender os interesses gerais das pessoas e dos destinatários dos serviços farmacêuticos, em Portugal e na diáspora.
Num contexto em que a saúde enfrenta novos desafios e em que a profissão farmacêutica assume responsabilidades crescentes, a nossa missão é clara: valorizar o farmacêutico, fortalecer a profissão e servir o interesse público.
Vivemos um tempo de mudança profunda. A Ordem dos Farmacêuticos tem procurado acompanhar e antecipar essa transformação, reforçando a defesa e promoção de políticas de saúde centrada nas pessoas. Não nos limitamos a aguardar: agimos, construímos, propomos soluções.
Temos vindo a consolidar uma estratégia de desenvolvimento profissional contínuo, que reconhece a importância da qualificação e diferenciação dos farmacêuticos em todas as áreas de atuação: da farmácia comunitária à hospitalar, da indústria à regulação, da investigação à saúde pública.
As Competências Farmacêuticas – em Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis, Investigação Clínica, Oncologia, Saúde Pública e Medicina Farmacêutica e, em breve, Administração e Gestão de Saúde –, representam o aprofundamento do conhecimento em áreas estratégicas e a consolidação da excelência técnica e científica da profissão.
Criámos o Fundo de Apoio à Formação de Especialistas porque sabemos que investir nos farmacêuticos é investir no futuro da saúde. E continuamos empenhados em defender e melhorar a Carreira Farmacêutica e a Residência Farmacêutica, instrumentos essenciais para atrair, integrar e reter talento no Serviço Nacional de Saúde.
A inovação científica e tecnológica, em especial nas áreas da inteligência artificial, da investigação clínica e da interoperabilidade de dados em saúde, representa uma oportunidade para reforçar a intervenção dos farmacêuticos na produção e validação de conhecimento, na utilização segura e responsável dos medicamentos e na monitorização do bem-estar das pessoas.
O farmacêutico é, cada vez mais, um profissional de saúde de proximidade, capaz de contribuir para decisões clínicas informadas e para uma utilização racional e sustentável dos recursos em saúde.
Com uma visão orientada para o futuro, queremos que este momento de transformação se reflita, também, internamente. Estamos a modernizar a Ordem, no sentido de contarmos com novos instrumentos de governação, maior eficiência nos serviços, processos mais simples e uma comunicação próxima e humanizada.
O objetivo é que cada farmacêutico sinta que a sua Ordem é uma aliada do seu percurso profissional, próxima, transparente, útil e independente.
A Ordem dos Farmacêuticos
continuará a cumprir a sua missão de servir a profissão e a sociedade,
promovendo a excelência científica, a ética e a confiança que os cidadãos
depositam nos farmacêuticos.
Uma Palavra aos Cidadãos:
Aos cidadãos que me leem, quero dizer: podem contar com os farmacêuticos. Somos profissionais de saúde rigorosamente formados, em permanente atualização, regulados por normas éticas e técnicas exigentes que colocam a vossa segurança e bem-estar em primeiro lugar. A Ordem dos Farmacêuticos trabalha todos os dias para garantir que recebem cuidados de saúde de excelência, prestados por profissionais qualificados, próximos e comprometidos com a vossa saúde, onde quer que exerçam as suas funções: nas farmácias comunitárias, nos hospitais, nos laboratórios, na academia e em todas as áreas onde a nossa intervenção possa fazer a diferença na saúde dos cidadãos.