Ordem prepara formação sobre vacinação COVID-19

04 Agosto 2023
Ordem prepara formação sobre vacinação COVID-19
O Ministério da Saúde decidiu incluir a vacinação de reforço contra a COVID-19 na próxima época de vacinação contra a gripe sazonal, que se deve iniciar na segunda quinzena de setembro. À semelhança dos anos anteriores, as farmácias comunitárias vão disponibilizar o serviço em moldes ainda a definir por norma da Direção-Geral da Saúde, integrando agora a vacinação contra a COVID-19.

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) regista atualmente mais de 6.000 farmacêuticos com a Competência Farmacêutica em Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis ativa, a grande maioria dos quais a exercer em Farmácia Comunitária e em todos os distritos do país.

De acordo com os dados apurados pela OF, existem atualmente 2.356 farmácias aptas para a prestação deste serviço, por terem nos seus quadros, pelo menos, um farmacêutico com esta competência ativa.

Com o novo serviço de administração da dose de reforço da vacina contra a COVID-19, todos os farmacêuticos comunitários com a Competência Farmacêutica em Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis ativa serão notificados para frequentar uma formação de atualização online, disponibilizada gratuitamente pela Ordem dos Farmacêuticos (OF), relativa às especificações desta vacina.

Para reforçar a atual rede de farmacêuticos comunitários com esta competência ativa, a OF tem vindo também a sensibilizar as entidades formadoras para a disponibilização de cursos, em todo o país, que assegurem uma oferta suficientemente abrangente para permitir a formação de novos farmacêuticos e a recertificação da competência.

Do mesmo modo, a OF está ainda a contactar todos os diretores técnicos de farmácia comunitária para os sensibilizar para a atualização do respetivo quadro de farmacêuticos com a competência para administração de vacinas e medicamentos injetáveis, reforçando também o importante contributo dos farmacêuticos comunitários para a cobertura vacinal entre a população portuguesa.

Acedendo à Secretaria Online da OF, os farmacêuticos podem confirmar a validade da sua competência, no menu "Competências”. Se não estiver visível, deve confirmar com a entidade formadora se foram enviadas informações para a OF sobre as ações de formação em "Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis” e em "Suporte Básico de Vida”.